Agro

Torneio Leiteiro promovido pela Coopaz destaca produção da agricultura familiar

A competição que aconteceu no povoado Baixas, em Jacaré dos Homens, foi encerrada no sábado, 3, com a premiação de troféus, brindes e a distribuição de R$ 33 mil reais aos vencedores

Por BCCOM Comunicação 05/12/2022 15h03 - Atualizado em 09/12/2022 18h06
Torneio Leiteiro promovido pela Coopaz destaca produção da agricultura familiar
Torneio Coopaz. - Foto: BCCOM Comunicação

Promovido pela Cooperativa Agropecuária de Produtores de Leite Familiar da Bacia Leiteira de Alagoas (Coopaz), o 10º Torneio Leiteiro da Agricultura Familiar reuniu 33 pequenos produtores dos municípios de Jacaré dos Homens, Palestina, Major Isidoro e Batalha. A competição que aconteceu no povoado Baixas, em Jacaré dos Homens, foi encerrada no sábado, 3, com a premiação de troféus, brindes e a distribuição de R$ 33 mil reais aos vencedores.

As disputas demonstraram a força da agricultura familiar na produção leiteira. Os agricultores puderam exibir os seus trabalhos em três modalidades, sendo vacas aberto e fechado e na categoria novilha. A festa também mostrou a evolução técnica da produção familiar, segundo o presidente da Coopaz, Tiago Silva.

“O torneio valoriza a agricultura familiar e mostra que o pequeno produtor conquistou seu espaço, passando a acessar mais tecnologias e melhorar a qualidade do seu animal. Tivemos resultados expressivos e que demonstram que o rebanho da agricultura está mais competitivo”, disse o presidente da Coopaz, Tiago Silva.

Ao todo, treze vacas e dez novilhas participaram do torneio. O primeiro lugar em vacas adultas ficou com a fêmea girolando LUANA, de propriedade de Tiago das Baixas com a média de 72 kg de leite/dia. No torneio de novilhas, a fêmea CORAÇÃO produziu em média 46 kg de leite/dia, consagrando-se a melhor da competição.

“A produção da vaca LUANA bateu o recorde dentre os torneios deste ano. Foi um torneio de muita expressão produtiva, e que mostrou o trabalho que vem sendo desempenhado pela cooperativa. Resultados importantes para que possamos continuar avançando”, disse Tiago da Silva, presidente da Coopaz.