Agro

Em Arapiraca, melhoramento genético eleva em 40% a produtividade de leite

Material vem de touros selecionados de todo Brasil e até de Estados Unidos e Holanda

Por Davi Salsa com Tribuna Independente 10/08/2022 16h04
Em Arapiraca, melhoramento genético eleva em 40% a produtividade de leite
Produção de Josué Damasceno era de 60 e 70 litros de leite por dia; agora, com melhoria genética, a produção de leite passou a 100 litros. - Foto: Reprodução/Internet

O produtor Josué Damasceno Araújo, que possui um rebanho com 12 cabeças de gado, em sua propriedade no Sítio Flexeiras, na área rural de Arapiraca, está colhendo resultados positivos após aderir ao programa de inseminação artificial e o melhoramento genético dos animais.

A produção leiteira cresceu 40% em relação aos anos anteriores. Antes de aderir ao programa, Josué Damasceno produzia entre 60 e 70 litros por dia. Agora, com a melhoria genética do rebanho, a produção de leite passou a 100 litros.

Com o apoio de técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Arapiraca, com a coleta de material genético que vem de touros selecionados de todo o Brasil e até países de fora, como Estados Unidos e Holanda, o pequeno produtor comemora os resultados e o aumento de renda para sustentar a família.

Com 12 animais cadastrados no programa, Josué Damasceno é um dos 39 beneficiados pela iniciativa. O programa é totalmente gratuito e está presente em 27 comunidades rurais de Arapiraca, atendendo um rebanho de 532 bovinos de leite.

De acordo com o técnico em agropecuária e especialista em gado de leite, Rodrigo Mayko, o prefeito Luciano Barbosa renovou os contratos dos insumos e a meta é dobrar até o final do ano o número de produtores de leite atendidos.

Rodrigo destacou que o programa funciona de domingo a domingo, inclusive com o suporte de um veterinário e um zootecnista do município. “Oferecemos um atendimento multidisciplinar, e da maneira que é, totalmente de graça, com uma equipe à disposição do beneficiário 24h por dia, posso afirmar que Arapiraca é o único município de Alagoas, e um dos poucos do Brasil, que tem um programa como esse”, reconheceu.

Aquele pequeno produtor de leite da cidade – que possui até 20 animais – que tenha interesse em se cadastrar no programa, deve procurar os técnicos da Secretária de Desenvolvimento Rural, no departamento de pecuária.

No programa, os criadores recebem todo o material necessário para procriação do gado. São sêmens de touros de alto padrão genético das raças gir, girolando e holandês.

Ovinocapronocultura


Na ovinocaprinocultura e bovinocultura de corte e leite, tem sido realizado diversos exames de imagem, procedimentos para diagnóstico de prenhez dos gados ovinos e caprinos, além da avaliação da dieta ofertada aos animais, com intuito de melhorar o ganho de peso e tempo ao abate, detectando, também, possíveis problemas clínicos.

O município de Arapiraca é pioneiro na região com a técnica de exame de imagem no Estado de Alagoas e um dos melhores no programa de inseminação artificial em bovinos. É um trabalho recompensador e que tem apresentado resultados”, afirma o secretário Hibernon Cavalcante.