Agro

No Dia da Agricultura Familiar, setor avança na comercialização de produtos de origem animal

O ato foi celebrado durante audiência entre representantes da Unicafes Alagoas e os prefeitos JHC e Marlan Ferreira de Limoeiro de Anadia –atual presidente do Conagreste

Por Assessoria 25/07/2022 16h04
No Dia da Agricultura Familiar,  setor avança na comercialização de produtos de origem animal
Parceiro da agricultura familiar na composição do cardápio da merenda escolar, em 2021 a prefeitura de Maceió se tornou exemplo na execução do PNAE nas escolas. - Foto: Assessoria

Comemorado nesta segunda-feira, 25 de julho, o Dia da Agricultura Familiar foi marcado por avanços nas questões que envolvem a comercialização de produtos de origem animal após a criação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) a partir da adesão da cidade de Maceió ao Consórcio Intermuniciapal do Agreste Alagono (Conagreste). O ato foi celebrado durante audiência entre representantes da Unicafes Alagoas e os prefeitos JHC e Marlan Ferreira de Limoeiro de Anadia –atual presidente do Conagreste.

Agora com 22 municípios integrantes do Consórcio, os pequenos produtores poderão comercializar seus produtos em Maceió e vice-versa. Segundo o presidente da Unicafes Alagoas, Antonino Cardozo, produtos tradicionais do interios como queijos, manteigas e iguarias típicas que não tinham autorização para participar de compras públicas e do mercado comum.

“A desburocratização desta pauta nos traz um avanço de anos de trabalho lutando para que esse espaço também fosse ocupado pelos produtos da agricultura familiar, com todos os direitos e deveres que prezam pela qualidade a ser entregue ao consumidor. Um marco q histórico que vai abrir oportunidades”, descreveu Antonino Carodozo.

O projeto de lei para regulamentação do SIM deverá tramitar na Câmara de Vereados de Maceió nos próximos dias. Segundo o prefeito de Maceió, JHC, a regulamentação através do SIM deverá alavancar o ambiente de negócio. “O SIM vai permitir que os 22 municípios possam comercializar através de cooperativas, concedendo oportunidade de democratizar e melhorar o ambiente de negócio regional. Isso dará ao pequeno produtor chances de se tornar mais competitivo. A gente fica muito feliz com essa parceria que vai possibilitar também, por exemplo, a comercialização do sururu – nosso patrimônio histórico -para o interior”, destacou o prefeito.

Com multifinalidades, o Conagreste também trouxe para a reunião a proposta de regularização dos marisqueiros de Maceió. “A prefeitura de Maceió adere ao SIM, o que vem a reforçar todo um universo de atividades econômicas na venda de produtos entre os municípios sejam em chamadas públicas para a merenda quando no mercado comum. A medida deve aquecer a economia local, atendendo uma demanda histórica de mais de 6 mil agricultores familiares”, enfatizou Marlan Ferreira, presidente do Conagreste. 

Chamada

Parceiro da agricultura familiar na composição do cardápio da merenda escolar, em 2021 a prefeitura de Maceió se tornou exemplo na execução do PNAE nas escolas. A gestão destinou mais de 50% dos recursos aos itens da agricultura familiar.

Durante a audiência desta segunda-feira,25, a Unicafes reconheceu o empenho da Capital na valorização da agricultura familiar. “A execução do PNAE e a inclusão do agricultor como prioridade deve servir de modelo para o nosso Estado. Em 2021, foram destinados cerca de R$ 3,5 milhões, e este ano a compra através da Semed será removada. Outro grande feito histórico para a nossa gente”, reconheceu o dirigente da Unicafes, Roberto Moura.