Agro

Adeal vistoria cultivos de soja para evitar a disseminação da ferrugem asiática

Trabalho está sendo realizado em 10 municípios do Estado

Por Redação* 22/06/2022 10h10
Adeal vistoria cultivos de soja para evitar a disseminação da ferrugem asiática
Desfolha provocada pelo fungo causador da ferrugem-asiática da soja - Foto: Rafael Moreira Soares e Maurício Conrado Meyer/Embrapa

Fiscais da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) realizam uma ação de campo para evitar a disseminação da ferrugem asiática da soja em dez municípios produtores do Estado.

O trabalho, coordenado pelo Núcleo de Defesa Vegetal em parceria com as Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAV), faz parte das ações do Programa Nacional do Controle da Ferrugem Asiática da Soja.

Além da inspeção fitossanitária, realizada a cada 15 dias, nas áreas de cultivo, plantio e colheita de soja, as ações de campo executadas pelos fiscais da Adeal consistem ainda no cadastro de produtores e de propriedades.

“Na oportunidade, também é feita a cobrança ao produtor a respeito do controle preventivo e curativo no caso do aparecimento da doença. Após a colheita, é fiscalizado se o produtor fez a eliminação das plantas espontâneas, que aparece na área de cultivo, além de confirmar se ele também está obedecendo o vazio sanitário na propriedade”, acrescentou o engenheiro Agrônomo da Adeal, respondendo interinamente pelo Núcleo de Defesa Vegetal, Eduardo Lino.

O trabalho de campo vem sendo realizado nos municípios de Anadia, Limoeiro de Anadia, Boca da Mata, Campo Alegre, Atalaia, São Miguel dos Campos, Junqueiro, Teotônio Vilela, Porto Calvo e Marechal Deodoro.

*Com Ascom Adeal