Agro

Asplana inicia reuniões com pré-candidatos ao governo

No caso de Alagoas, o agro e, em especial, o setor sucroenergético também são divisores de águas nas posições dos candidatos

Por Blog do Edivaldo Jr 19/06/2022 12h12 - Atualizado em 20/06/2022 08h08
Asplana inicia reuniões com pré-candidatos ao governo
Presidente da Associação dos Plantadores de Cana do Estado de Alagoas – Asplana, Edgar Filho - Foto: Assessoria

Quando o tema é de maior apelo popular, a posição dos pré-candidatos ao governo é praticamente a mesma. Observe. Quando falam em educação, saúde ou segurança, as propostas vão na mesma direção.

Em temas mais específicos, os candidatos revelam de forma mais nítida suas diferenças. Questões como identidade de gênero, aborto e uso de armas normalmente ajudam a demarcar as posições de cada um.

No caso de Alagoas, o agro e, em especial, o setor sucroenergético também são divisores de águas nas posições dos candidatos. A diferença por aqui, é que apesar de visões diferentes de mundo – esquerda, centro ou direita – a cadeia produtiva da cana-de-açúcar segue como uma das atividades mais importantes de nossa economia.

Os principais pré-candidatos ao governo de Alagoas terão propostas específicas para o setor canavieiro, atividade que gera mais de 60 mil empregos diretos em Alagoas, responsável por mais de 10% do PIB do Estado.

A Asplana vai ouvir o que os pré-candidatos pensam e propõe para o setor em Alagoas. As visitas começam nesta segunda-feira (20/06). O primeiro a conversar com os produtores será o senador Rodrigo Cunha (União Brasil). Fernando Collor, Rui Palmeira e Paulo Dantas também devem ir até a sede da associação nos próximos dias.

“Vamos ouvir os candidatos, saber o que eles pensam. Esperamos que eles apresentem propostas de fortalecimento de nossa atividade, em especial ações voltadas para os mais de 5 mil pequenos fornecedores de cana do Estado que trabalham em regime de agricultura familiar”, aponta Edgar Filho, presidente da Asplana.