Agro

Prazo para vacinar rebanho contra aftosa encerra nesta quarta (15)

Meta é imunizar 100% do rebanho formado por mais de 1,2 milhão de animais

Por Redação* 14/06/2022 09h09 - Atualizado em 14/06/2022 09h09
Prazo para vacinar rebanho contra aftosa encerra nesta quarta (15)
Até ontem (13), o índice de cobertura vacinal no Estado era de 73,2% - Foto: Agência Alagoas e Dorgival Junior / Ascom Adeal

O criador alagoano tem até a próxima quarta-feira (15) para vacinar o rebanho de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa. Segundo a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), até a manhã dessa segunda (13) o índice de cobertura vacinal no Estado era de 73,2%.

De acordo com o órgão de defesa agropecuária, a meta é imunizar 100% do rebanho formado por mais de 1,2 milhão de animais. A Assessoria de Defesa Agropecuária da Adeal informou que o prazo não terá nova prorrogação.

A primeira etapa da campanha de vacinação de 2021, que ocorreu durante todo o mês de maio, foi prorrogada por mais 15 dias, diante da escassez de vacinas nas lojas de revenda de produtos agropecuários.

A decisão de prorrogar o prazo da vacinação foi determinada pelo Ministério da Agricultura, atendendo a uma solicitação da Adeal, diante da dificuldade dos criadores em adquirir as doses da vacina.

Sem vacinar e ou declarar, o produtor fica impossibilitado de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA) e impedido de circular e ou comercializar os animais, além de pagar multa.

*Com Ascom Adeal