Agro

Alagoas participa da Feira Nordestina de Agricultura Familiar e Economia Solidária

Delegação alagoana viajará com 60 pessoas compostas por gestores e representantes de cooperativas e associações do estado

Por Redação com Secom Seagri 13/06/2022 09h09 - Atualizado em 13/06/2022 09h09
Alagoas participa da Feira Nordestina de Agricultura Familiar e Economia Solidária
Feira será realizada na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte - Foto: Divulgação

Nos dias 15 a 19 de junho, a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) estará presente na 1ª Feira Nordestina de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes) que acontecerá em Natal, no estado do Rio Grande do Norte.


Durante os cinco dias de evento, há expectativa de que mais de dez mil pessoas compareçam à convenção. A delegação alagoana será composta por sessenta pessoas divididas entre gestores e representantes de cooperativas e associações. Entre algumas Instituições alagoanas que marcarão presenças estão a Coopcam, Coobapi, Coopeapis, Coopaq, Pindorama, Coopaíba, Cheiro de Terra e CPLA.

Estima-se que, no total, mais de cem cooperativas e associações, representando os nove estados do Nordeste, apresentem em torno de quinhentos expositores representantes durante os dias do evento.

A 1ª Feira Nordestina de Agricultura Familiar e Economia Solidária é uma parceria entre o Consórcio Nordeste com a Câmara Temática da Agricultura Familiar e a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Brasil (Unicafes).

Produtos 100% alagoanos


Diretamente de Palmeira dos Índios, a Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa (Coopcam), vai expor produtos de sucesso no estado, a exemplo de geleia premium de jabuticaba, compotas de jabuticaba, geleia de flores e frutas vermelhas da Serra, potes de jabuticaba cristalizada, vinho seco e vinho suave.

A Cooperativa dos Produtores e Beneficiadores de Arroz do Povoado Ipiranga (Coobapi) vai apresentar o arroz produzido e colhido em Igreja Nova.

A sertaneja Cooperativa dos Produtores de Mel, Insumos e Produtos da Agricultura Familiar (Coopeapis) vai promover o mel de abelha, o biscoito de mel e canela, o biscoito francisquinha sabor queijo, a geleia de umbu e o famoso doce de leite com gengibre.

A Cooperativa Cheiro de Terra vai utilizar o expositor para exibir geleias de pimenta, de umbu com chocolate e pimenta, de banana com rapadura e de abacaxi com pimenta. Doces também vão marcar presença neste estande, entre eles, o umbu com coco, de banana em rodelas com açúcar mascavo e de banana inteira. Além dos produtos citados, a Cheiro de Terra também vai evidenciar a biomassa de banana verde, a maionese vegana e a banana desidratada.

Os representantes da produção de coco também vão participar desta feira. A Cooperativa dos Agricultores Qualificados (Coopaq) vai apresentar os derivados como o coco ralado, leite de coco, coco chips, maracujá, banana da terra e farinha de mandioca.

Já a Cooperativa Agroindustrial dos Irrigantes (Coopaíba), de Piaçabuçu, vai expor o coco ralado e leite de coco. A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) entra na rota com o leite em pó e os queijos coalho, manteiga e muçarela.

A Cooperativa Pindorama também fará parte da delegação com os sucos de acerola, abacaxi, caju, goiaba, manga, maracujá, uva e cítricos. Além das bebidas, a empresa vai comercializar cocadas, goiabadas, balas, leite de coco, coco ralado, óleo de coco virgem e extravirgem, molhos de pimenta e alho, temperos líquidos tradicionais, amaciantes e carnes brancas. E os produtos de produção canavieira como o açúcar da agricultura familiar, cristal, álcool 70%, álcool em gel 70% e álcool doméstico 54%.

Fenafes


A 1ª Edição da Feira Nordestina de Agricultura Familiar e Economia Solidária pretende fortalecer iniciativas que busquem promover, divulgar e comercializar os produtos advindos da produção familiar. Segundo os organizadores, a feira também será um espaço estratégico para reafirmação da nossa identidade cultural, de valorização dos saberes e sabores que marcam e caracterizam o povo nordestino.

A estrutura do evento será realizada por meio da locação do Centro de Convenções de Natal-RN, que vai disponibilizar estandes, quiosques, palco, pavilhão dos estados e apresentações culturais.