Agro

Asplana denuncia alta exorbitante dos preços dos insumos agrícolas

O líder dos fornecedores de cana de Alagoas defendeu uma mobilização da categoria e de instituições do agro

Por Assessoria 03/06/2022 16h04
Asplana denuncia alta exorbitante dos preços dos insumos agrícolas
Presidente da Associação dos Plantadores de Cana do Estado de Alagoas – Asplana, Edgar Filho - Foto: Assessoria

A alta do valor dos insumos agrícolas, em especial dos adubos e fertilizantes, gera preocupação por parte dos fornecedores de cana de Alagoas, que temem pela inviabilidade da cultura canavieira diante dos preços – considerados exorbitantes - na região Nordeste.

“As empresas que fabricam os fertilizantes estão cobrando preços absurdos, aumentando assim o lucro líquido e inviabilizando o nosso negócio. Atrelam isso a guerra da Ucrânia entre outras situações. Mas, a gente não pode pagar essa conta. 

Essa realidade afeta a todos, mas os mais prejudicados são os agricultores familiares que não estão conseguindo ter acesso a compra dos insumos”, afirmou o presidente da Associação dos Plantadores de Cana do Estado de Alagoas – Asplana, Edgar Filho, afirmando que o lucro para a empresas chega a quase 600%.De acordo com ele, as empresas alegam que estão aumentando os preços por conta do dólar. “Mas, quando a moeda cai, o preço não acompanha. Pelo contrário, o valor do adubo, por exemplo, só vem aumentando cada vez mais”, destacou.

O líder dos fornecedores de cana de Alagoas defendeu uma mobilização da categoria e de instituições do agro - junto aos governos federal e estaduais - com a finalidade de promover ações que possam resultar na redução dos preços dos insumos. “Tem que baixar ou voltar ao normal. Não podemos continuar com essa situação insustentável”, finalizou Edgar Filho.