Agro

Aplicação localizada pode gerar economia de insumos

Prática gera economia nos custos de produção e menor impacto ambiental

Por Agrolink 02/06/2022 10h10
Aplicação localizada pode gerar economia de insumos
Cana de Açucar - Foto: Reprodução

As aplicações localizadas em taxa variável de pesticidas, fertilizantes e corretivos de solo são práticas da agricultura de precisão que permitem um manejo mais assertivo e rentável nas propriedades rurais. Isso porque proporcionam o controle de pragas e doenças e a adubação na medida correta, sem desperdício de insumos e mão de obra e com menores impactos ao meio ambiente. De acordo com levantamentos de cooperativas agrícolas, essas práticas podem reduzir os custos de produção em torno de 60% em culturas como soja e cana-de-açúcar.

De acordo com as informações divulgadas pela assessoria de imprensa do Farmbox, a plataforma permite avaliar e planejar as áreas com infestação de pragas e doenças e organizar a aplicação localizadas dos defensivos, assim como cruzar informações de imagens NDVI de satélites com dados de mapas de fertilidade e definir o uso de taxa variável em fertilizantes. “A ferramenta terá acesso aos mapas de calor e outras informações sobre o desenvolvimento da cultura em cada área ou talhão como contagem de plantas e taxa de crescimento para criar zona de aplicação dos insumos. Na plataforma, é possível calcular a dosagem e o custo da operação, assim como a economia gerada na comparação com uma pulverização na área total”, explica André Cantarelli, CEO da Checkplant/Farmbox.

A redução dos custos de produção, principalmente em tempos de redução da oferta de pesticidas e adubos e da alta dos preços indexados ao dólar, é visível para os produtores. Segundo dados da Cocamar, em uma área de soja em Cambé (PR), a aplicação localizada de herbicidas gerou uma economia de 43%, com uma aplicação em 40% da área total de um talhão. Já de acordo com levantamento da Coopercitrus, com a pulverização localizada de herbicidas e maturadores de cana-de-açúcar, via drones, a redução do uso dos insumos chegou a 70%.

O Farmbox é um software de gestão de propriedades rurais que compila dados e informações de campo e estoques como: mapas de infestação de pragas; frequência de monitoramento de cada talhão; pluviometria; agenda de aplicações; estoque de insumos; previsão de colheita e de custos de produção, de produtividade e rentabilidade total ou por talhão, entre outros, para o planejamento completo de cada safra.