Agro

Brasil é destaque na exportação de cafés especiais

Com o intuito de fortalecer a presença internacional da produção brasileira, que destina 85% para exportações, é realizada uma série de ações comerciais e de posicionamento de marca através do Programa Setorial Brazil

Por Redação 24/05/2022 17h05
Brasil é destaque na exportação de cafés especiais
Seus apreciadores são cada vez mais criteriosos, crescendo assim o segmento de cafés especiais - Foto: Imagem: Getty Images

Considerado por muitos umas das maravilhas existentes no mundo. Hoje é comemorado o dia nacional do café, e com apreciadores cada vez mais criteriosos o segmento de cafés especiais vem crescendo. Com grãos 100% do tipo arábica ou robusta os queridinho passam por rígidas avaliações.

O Brasil, maior produtor do café tradicional, é peça-chave no mercado internacional: as exportações de cafés especiais geram ao país cerca de US$ 3 bilhões por ano. Neste terça-feira (24.05), é o dia para homenagear uma das mais deliciosas paixões nacionais: o café.

Com o intuito de fortalecer a presença internacional da produção brasileira, que destina 85% para exportações, é realizada uma série de ações comerciais e de posicionamento de marca através do Programa Setorial Brazil. The Coffee Nation, com cerca de 250 indústrias e cooperativas, desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

Conforme dados da ApexBrasil, o convênio entre as duas instituições é renovado desde 2010 e, no âmbito do projeto setorial, são elaborados planos de trabalho com duração de dois anos. As ações executadas incluem campeonatos nacionais para avaliar a qualidade da cadeia produtiva e garantir padrões de qualidade dos cafés especiais brasileiros, como a Nacional do Cup of Excellence – Brazil, e estandes brasileiros em feiras internacionais, como na Specialty Coffee Expo 2022, em Boston, nos Estados Unidos.

*Com informações do AgroLink