Agro

Expoalagoas Genética: dia de campo traz atualizações para pecuaristas

O evento, que já está consolidado no calendário agropecuário de Alagoas, contribuiu para a na difusão da genética Nelore

Por Bccom Comunicação 12/05/2022 16h04
Expoalagoas Genética: dia de campo traz atualizações para pecuaristas
Expoalagoas Genética traz atualizações para pecuaritas de Alagoas - Foto: Assessoria

O Dia de Campo Nelore Santa Catarina uniu conhecimento técnico e geração de negócios para a cadeia produtiva da carne durante encontro realizado nesta Quinta-feira, 12, na Fazenda Nova Alvorada. Produtores rurais dos estados de Alagos, Paraíba, Pernambuco e Sergipe foram recebidos pelo pecuarista Marcelo Loureiro, com três palestras temáticas sobre as tendências do mercado pecuário de corte e a prática do melhoramento genético. A programação integra as atividades itinerante da Expoalagoas Genética, promovida pela Associação dos Criadores de Alagoas (ACA).

O evento, que já está consolidado no calendário agropecuário de Alagoas, contribuiu para a na difusão da genética Nelore, promovendo acesso ao projeto de melhoramento do criatório através da apresentação do rebanho que estará no Leilão Reprodutores do Futuro nesta sexta-feira,13. Durante o evento os participantes puderam adquiri conhecimentos e trocar experiências sobre ostemas da lucratividade, tendências do setor e sobre o impacto no melhoramento genético.

"Esse é um espaço que vem trazendo profissionais gabaritados, que circulam pelo país, nos quais a gente traz no sentido de apresentar novos horizontes de inovação e tecnologias. Novos cenários se apresentam nesse pós pandemia e estamos trazendo justamente atualizações, além de apresentar o nosso diferencial genético. Trabalho esse em prol da pecuária de Alagoas e de responsabilidade com o nelore , clientes e consumidores”, explica Marcelo Loureiro.

Setor de grande impacto na economia interna, a pecuária de corte de Alagoas é celeiro de genética e também vem se destacando em geração de empregos, segundo presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Domicio Silva.

“Evento de uma grandiosidade imensa, pontual em sua preocupação com a produção e manutenção da atividade. Hoje esse é um dos mais importantes criatórios na distribuição de genética, com um projeto bem construído e que está mostrando resultados na prática com o animal exposto no evento. Dia de campo que faz jus a prospetas da Expoalagoas Genética em impulsionar cada vez mais novos investimentos e negócios através da genética animal”, disse Domicio Silva.

Com o tema “Intensificação x lucratividade - Qual o caminho do sucesso?” o veterinário Paulo Eugênio Câmara apontou novos cenários para o pecuarista moderno no período pós pandemia.

“Cada vez mais o criador precisará ser menos extrativista e mais estrategista. Com a alta das comodities e a expansão de outras atividades, os custos aumentaram. Será preciso que o criador faça mais conta em busca da viabilidade do negócio.

Segundo Câmara, o mercado da sinal de mudanças. “Vivemos um momento de separação entre o que é eficiente e o que passou a não ser . Nesse processo é preciso repensar o modelo. Se manter na atividade significa repensar o modelo, se atualizar . Se tornar esse produtor moderno e que confronta rentabilidade, lucro e produtividade”, enfatizou o palestrante.