Agro

Trabalhadores rurais discutem projetos de fortalecimento da agricultura familiar

Em pauta, ações do projeto Caatinga, que visa dirimir as emissões de carbono e o programa Planta Alagoas

Por Alícia Santos, estagiária sob supervisão 09/05/2022 17h05 - Atualizado em 09/05/2022 18h06
Trabalhadores rurais discutem projetos de fortalecimento da agricultura familiar
Reunião entre MTC e Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (SEAGRI), Maykon Beltrão - Foto: Foto: Alícia Santos

Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (09), o Movimento Trabalhadores do Campo (MTC) discutiu junto com o Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (SEAGRI), Maykon Beltrão, pautas importantes para o desenvolvimento da agricultura familiar no Sertão alagoano, como o projeto Caatinga e o Planta Alagoas.

Durante o encontro, o assessor agropecuário que fez parte da comitiva do MTC à reunião, João Petrúcio, também conhecido João Branco, explicou ao secretário um pouco sobre o projeto de agricultura de baixo carbono, que tem como principal intuito diminuir os problemas relacionados ao efeito estufa, além de ajudar o pequeno produtor a partir da elaboração de algumas técnicas agrícolas, preservando assim o bioma da Caatinga.

João Branco explica: "O CO2 e o metano, entre outros gases, contribuem para o aquecimento global e se não cuidarmos disso, a tempo fica muito tarde e os efeitos são desastrosos".

O presidente da Cooperativa Cheiro da Terra, Adriano Ferreira, ressalta a importância da realização do projeto."Temos várias ações, desde trabalhar com jovem (formação de agentes de desenvolvimento local) dando bolsas para cursos que visam a atuação desse jovem dentro do ambiente rural de forma qualificada, em parceria com o IFAL de Batalha; além da disponibilização de microcrédito rural, com objetivo de fomentar as propriedades dos pequenos agricultores".

Questionado sobre o Projeto Caatinga, o secretário de Agricultura de Alagoas, Maykon Beltrão, afirmou que esta é mais uma oportunidade para a agricultura familiar. "Ajudar os agricultores familiares da região faz com que, além de aumentar sua produção, também ajude a natureza preservando o bioma do sertão alagoano". E continua, "Vamos dar apoio técnico, vamos ceder o espaço no parque de pecuária na cidade de Batalha e, na medida do possível, fazer com que os produtos dos agricultores familiares cheguem até a capital para que sejam comercializados", explicou.

Planta Alagoas


Durante a reunião o MTC afirmou que algumas famílias de Batalha não haviam recebido as sementes destinadas pelo programa Planta Alagoas. Em contrapartida a Seagri respondeu que a não entrega das sementes afetou toda a região, não só Batalha, mas que isso será solucionado em breve, sem dar detalhes de como o faria.