Agro

Siraf/NE: plataforma está on-line e ajuda agricultor familiar na divulgação e venda de seus produtos

Sistema de Informação Regional da Agricultura Familiar do Nordeste já está no ar e começa a receber os primeiros cadastros de pequenos produtores alagoanos

Por Redação com Savannah Comunicação Corporativa 06/09/2021 19h07
Siraf/NE: plataforma está on-line e ajuda agricultor familiar na divulgação e venda de seus produtos
Imagem ilustrativa. - Foto: Reprodução/Internet

O Sistema de Informação Regional da Agricultura Familiar do Nordeste (Siraf/NE) já está no ar e começa a receber os primeiros cadastros de pequenos produtores alagoanos. A plataforma tem por objetivo sistematizar a oferta dos produtos da agricultura familiar existentes nos estados da região Nordeste e pode ser acessada no endereço https://sirafne.uern.br/.

Em Alagoas, o Sebrae é uma das entidades que tem dado orientação aos produtores sobre como se cadastrar no Siraf/NE, além de pontuar as vantagens em fazer parte do sistema, como a ampliação da participação de agricultores familiares no processo de compras governamentais e ainda a disponibilização de seus produtos a outros mercados.

No início desse mês, o Sebrae e a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) realizaram uma oficina de capacitação para o uso do Siraf/NE e tiraram dúvidas dos representantes de cooperativas.

“Acesso à plataforma, como ela será alimentada, quem será o gestor deste sistema, como será feito o controle de acesso e liberação de senha, qual a confiabilidade destes dados e como serão feitas atualizações e capacitações para as partes envolvidas foram algumas das dúvidas dos cooperados nesse encontro”
, revela Pollyana Bellotti, analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas.

“[Quem se cadastra] pode se beneficiar por meio de um sistema integrado com todo o Nordeste e que contempla a produção da agricultura familiar do estado. Com o objetivo de uma visão sistêmica da oferta dos produtos e suas cadeias produtivas eficientes”
, destaca ela.

A Seagri e a Emater (Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas) preparam um levantamento com todos os produtores e suas cadeias para identificar qual tipo de produção agrícola deve ser a mais beneficiada no estado por meio desse sistema.

Cadastro


O produtor que quiser já ir se familiarizando com o Siraf/NE pode acessar o endereço https://sirafne.uern.br/. Na aba ‘Manuais’, ele poderá baixar um arquivo em PDF com todas as instruções sobre como se cadastrar para criar uma conta na plataforma.

Em breve, na aba ‘Banco de Preços’, será possível consultar os valores de produtos já disponibilizados no sistema por outros usuários. O Siraf/NE vai dispor ainda de um repositório de documentos onde podem ser consultadas publicações técnicas sobre agricultura familiar e temas ligados ao agronegócio, incluindo as normas jurídicas da área. Esse repositório da plataforma é de acesso público e poderá ser consultado por meio da aba ‘Biblioteca’.

O sistema é financiado por meio de um convênio entre o governo do Rio Grande do Norte, via Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), e a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e Universidade Federal de Viçosa (UFV), além do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

Durante o lançamento da plataforma, a UERN destacou que, além de facilitar o acesso e qualificar as informações de mercado, agilizando os processos de compras governamentais e abrindo novos canais de comercialização com o setor privado, o Siraf/NE irá contribuir com o fortalecimento das cooperativas e associações da agricultura familiar, que serão responsáveis pela alimentação de sua base de dados, dando visibilidade à diversidade dos seus produtos e ao volume de sua produção.