Agro

Unicafes leva jovens de cooperativas para capacitação na plataforma Siraf

Agentes auxiliarão produtores familiares a serem integrados no Sistema de Informação Regional da Agricultura Familiar

Por Redação com Assessoria 01/09/2021 15h03 - Atualizado em 01/09/2021 15h03
Unicafes leva jovens de cooperativas para capacitação na plataforma Siraf
Jovens que participaram do treinamento são de cooperativas vinculadas a Unicafes/AL. - Foto: Assessoria

A União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes/AL), participou, nesta terça-feira (31), da primeira oficina de capacitação na plataforma Siraf, o Sistema de Informação Regional da Agricultura Familiar. Jovens das cooperativas parceiras da Unicafes participaram do treinamento promovido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri/AL).

Objetivo foi capacitar esses jovens para que eles possam incluir os agricultores familiares e cooperativas no Siraf. A plataforma funciona como uma vitrine para produtos agrícolas e facilita compras institucionais de órgãos públicos, gerando visibilidade para o pequeno produtor.

Para Antonino Cardozo, presidente da Unicafes/AL, o cadastro dos pequenos agricultores no Siraf é essencial. "O sistema ajudará a agricultura familiar de Alagoas para que apareca no mapa como um dos estados que cadastra, inclui e acompanha esses agricultores familiares através do cooperativismo". “E isso será possível através de uma parceria que estamos desenvolvendo com a Seagri/AL, que também tem esse foco”, complementou.

Os jovens que participaram da oficina são advindos das 34 cooperativas vinculadas a Unicafes Alagoas. “Nossa meta até o final do ano é de que toda nossa base de cooperados e cooperativas da União estejam integrados no Siraf”, destaca Antonino.

O jovem Uanderson Tadeu veio do município de Piaçabuçu para participar da oficina. Segundo Tadeu, a capacitação de pessoas como ele na plataforma do Siraf ajuda a aumentar a participação e interesse da juventude na agricultura familiar. “Atualmente o êxodo rural nas cidades porque o jovem não pensa muito na agricultura, e o Siraf é importante para que através das cooperativas e com o cooperativismo, o meio rural seja mais conhecido e a partir daí fazer com que os jovens se interessem mais pela agricultura familiar", explicou.

Sobre o Siraf


O Sistema de Informação Regional da Agricultura Familiar é uma plataforma que serve como mercado para os agricultores familiares, onde ele pode inserir seu produto, quanto custa e sua sazonalidade, gerando visibilidade para o pequeno produtor e facilitando compras institucionais dos gestores de órgãos públicos. O Siraf está sendo integrado em todos os estados da região nordeste do país, os quais já estão alimentando a plataforma com informações.