Agro

Exportação de produtos lácteos tem redução de 14% em julho

Redução é em comparação ao mês de junho; leite em pó é o produto mais vendido

Por Redação com Canal Rural 22/08/2021 13h01 - Atualizado em 22/08/2021 14h02
Exportação de produtos lácteos tem redução de 14% em julho
Leite em pó é o produto lácteo mais exportado. - Foto: Reprodução/Internet

Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), foram embarcadas no mês de julho, 3,7 mil toneladas de produtos lácteos, 14% a menos que em junho. O motivo da redução se deve à baixa oferta doméstica. As vendas do leite em pó por exemplo, lácteo mais vendido, somaram 513 toneladas, sendo 66,4% inferiores às de junho.

Vale ressaltar que junho foi o mês em que o leite em pó foi o produto lácteo mais exportado pelo Brasil. Esse cenário também se deve à redução dos envios à Argélia. Ainda assim, o volume de leite em pó escoado em julho esteve 32 vezes acima do registrado no mesmo mês do ano passado.

Já o creme de leite e a categoria de queijos apresentaram altas consideráveis nos meses de junho e julho deste ano. Os produtos foram de 54% e de 44,3%, respectivamente, somando 684 toneladas e 373 toneladas. Os principais destinos do creme de leite foram as Filipinas e os Emirados Árabes e o de queijos, a Argentina.

Importação

Quanto às importações, aumentaram 9% de junho para julho, totalizando 9,66 mil toneladas. Mesmo com a desvalorização do Real frente ao dólar, a oferta limitada de leite no mercado doméstico favoreceu a procura no mercado externo.

O leite em pó lidera como o lácteo mais importado, com participação de quase 51% do total, somando 4,9 mil toneladas em julho. Representando 28% das compras internacionais de julho, as importações de queijos aumentaram 21,5% frente ao mês anterior e 6,1% em relação a julho/20, totalizando 2,7 mil toneladas. O principal fornecedor do Brasil foi a Argentina (com 68% do total).

As compras externas de soro de leite cresceram expressivos 81,3% em julho, indo para 1,4 mil toneladas, sendo também a Argentina o principal fornecedor do lácteo (responsável por 68%).