Agro

Merenda Legal debate inclusão de itens da agricultura na alimentação escolar dos municípios

Encontro reuniu secretários da educação de 75 municípios

Por Redação com Assessoria 10/08/2021 16h04
Merenda Legal debate inclusão de itens da agricultura na alimentação escolar dos municípios
Divulgação - Foto: Assessoria

Os itens da agricultura familiar já poderão implementar os cardápios de alimentação escolar com a retomada das aulas na rede pública de ensino de Alagoas. O assunto, que foi tema do encontro do projeto da Unicafes Alagoas, o Merenda Legal, reuniu secretários da educação de 75 municípios em audiência na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).

Além da retomada das aulas, os gestores discutiram os desafios de organização e mapeamento da produção para a compra dos itens no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). O estado de Alagoas ainda registra baixa adesão ao Programa que é regido sob as regras da Lei nº 11.847 de 2009 e prevê a compra mínima de 30% do itens da agricultura familiar.

Na oportunidade, a diretoria da Unicafes/AL apresentou o projeto e sua rede colaboração formada para auxiliar as prefeituras no processo de aquisição.

A primeira etapa desse trabalho foi com os prefeitos, e hoje conseguimos apresentar o nosso sistema de soluções, com uma rede colaborativa, na qual vai estar 100% disponível à comunidade escolar. Tudo isso em busca da efetivação do Pnae, uma vez que a compra celebra a qualidade do alimento, além do fortalecimento e a dinamização da economia nos municípios fazendo com que os recursos circulem melhor e fiquem nas cidades”, informou o presidente da Unicafes, Antonino Carodozo.

O encontro com os secretários de Educação foi presidente pelo prefeito Jorge Dantas, de Pão de Açúcar, e contou com a participação da presidente do Conselho Estadual de Nutrição, Ana Luna, além da presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime),além do assessor técnico da AMA, Luiz Geraldo.

Agenda

O próximo passo da Federação Unicafes Alagoas é promover , em parceria com a AMA, um encontro com presidentes de Conselhos de Alimentação Escolar e Gestores Escolares. A Unicafes também deverá realizar uma série de oficinas com os profissionais da educação para apresentar os produtos das cooperativas e agricultura familiar.