Agro

Cooperativa Pindorama oferta curso de capacitação na entressafra

Bolsa Qualificação é ofertado aos colaboradores da Cooperativa Pindorama há cerca de 20 anos

Por Redação com Assessoria 09/08/2021 18h06 - Atualizado em 09/08/2021 19h07
Cooperativa Pindorama oferta curso de capacitação na entressafra
Imagem de arquivo. - Foto: Assessoria

Desenvolvido anualmente pela Cooperativa Pindorama, o Bolsa Qualificação Profissional é um programa que visa aprimorar a mão-de-obra de colaboradores que ficam com contrato de trabalho suspenso durante a entressafra. A partir de então, são inseridos em cursos de capacitação, enquanto recebem o seguro-desemprego, com isso, além da qualificação da mão-de-obra, esses trabalhadores garantem o retorno às atividades de sua profissão no período de moagem.

Segundo Álvacy Veira, psicóloga da Cooperativa e coordenadora do programa, como modalidade de benefício do seguro desemprego, o Bolsa Qualificação Profissional é concedido quando o contrato de trabalho fica suspenso num período que pode variar entre dois e cinco meses. “O benefício maior do programa, para nossa empresa, é ter um profissional cada vez mais qualificado, capacitado profissionalmente nas mais diversas áreas”, destacou.

Para Alvacy, outro importante ponto do programa é a garantia de retorno ao trabalho. “Com o Bolsa qualificação nós conseguirmos reduzir o desemprego, garantindo que aquele trabalhador inserido nas capacitações volte à ativa, com destaque para o lado social importante, já que esses trabalhadores se sentem mais confiantes, sem o medo do desemprego, além do respaldo que a capacitação técnica proporciona”, frizou.

O Bolsa Qualificação é ofertado aos colaboradores da Cooperativa Pindorama há cerca de 20 anos. Durante o curso são ministradas 300 horas/aula distribuídas durante o período da entressafra. A capacitação acontece normalmente no Centro de treinamento Rural de Pindorama-CETRUP, mas, por conta da pandemia, este ano as aulas foram realizadas por meio digital. A edição 2021 do programa foi concluída no dia 30 julho.

Durante o curso os trabalhadores tiveram aulas de diferentes módulos, como Segurança do Trabalho, Primeiros Socorros, Cooperativismo Básico, entre outros, ministrados por instrutores especializados do SESCOOP - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Alagoas.

Para o diretor-presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, o fator humano, o lado social e a geração de renda devem estar à frente de todas as questões dentro do sistema de uma empresa. “Quando investimos na qualificação, estamos garantindo que cada trabalhador está melhorando sua mão-de-obra, com isso, ele tem a ampliação dos seus horizontes dentro do mercado de trabalho, já que com um serviço aperfeiçoado igualmente garante o desenvolvimento de uma empresa em todos os quesitos”, argumentou Klécio Santos.

SEGURANÇA

Comprometida com o quesito segurança do trabalho, a Cooperativa Pindorama realiza anualmente cursos de capacitação profissional (Normas Regulamentadoras - NR's) entre seus colaboradores, com o objetivo de torná-los aptos a desenvolver suas funções de forma a garantir a segurança do próprio trabalhador, bem como do ambiente onde desenvolve suas atividades.

Os trabalhadores beneficiados com o aprimoramento do quesito segurança atuam em segmentos que requerem mais atenção e cuidados no desenvolvimento da atividade, como eletricistas, operadores de máquinas e implementos agrícolas, trabalhadores de ambiente confinado em altura, ou que entre outros.

Ao todo, 405 colaboradores participaram das capacitações de segurança do trabalho, com carga horária de 172 h distribuídas em 8 cursos e reciclagens.