Agro

Cooperativas de AL constroem espaço para fortalecer setor agrícola

Evento realizado pela Federação Unicafes reuniu 27 unidades de todas as regiões do estado

Por Assessoria 06/08/2021 19h07 - Atualizado em 09/08/2021 17h05
Cooperativas de AL constroem espaço para fortalecer setor agrícola
Plenário das Cooperativas foi realizado pela Federação Unicafes Alagoas - Foto: Assessoria/Divulgação

A primeira sessão do Plenário das Cooperativas da Agricultura, nesta sexta-feira, 6, reuniu representantes de 27 unidades de todas as regiões de Alagoas em um encontro organizado pela Unicafes-AL, que se tornará mensal. O evento, que nasceu com o propósito de debater a agricultura familiar e o setor público agrícola, recebeu, na sede da CPLA, o deputado Marx Beltrão, o secretário de Estado da Agricultura Maykon Beltrão e o presidente da Emater/AL, João Paulo Calheiros.

Simples e direto ao ponto, os diversos agricultores presentes no Plenário foram enfáticos no reforço para efetivação das políticas públicas junto aos órgãos do governo estadual, federal e mesmo com os municípios. Os agricultores também apresentaram os projetos de cooperativismo de crédito; a formação cooperativista da juventude e um balanço das atividades e agendas de trabalho que a Federação vem desenvolvendo junto à Associação dos Municípios de Alagoas (AMA) e às secretarias da Agricultura,Fazenda, Educação e Turismo e Desenvolvimento Econômico.

“A Unicafes e os agricultores estão cada vez mais buscando homologar seu espaço e estreitando o diálogo de todo um setor com o parlamento e governo. Estamos buscando estudar a aplicação de emendas e um melhor funcionamento dos programas estaduais. Sabemos que é um momento histórico para consolidação do setor onde construiremos uma agenda permanente de encontros com as cooperativas”, explicou Antonino Cardozo, presidente da Unicafes.

O deputado Marx Beltrão, que é conhecido por defender as pautas da agricultura familiar,reafirmou seu compromisso e pediu união de todas as cooperativas para facilitar o desenvolvimento de forma integrada. “Não é hora de trabalharmos isolados. Todos nós juntos, em Alagoas ou em Brasília, na Seagri ou no Ministério, poderemos trazer soluções e melhorias. A agricultura em Alagoas é quem mais gera emprego e fomenta a economia. São várias ações que temos feito. Junto com o governador Renan Filho conseguimos investimentos no PAA, em kit de irrigação, equipamentos, no PAA Leite e na Emater. Um conjunto de Açõe s que temos feito a diferença, assim com o Planta Alagoas que é uma ferramenta de grande utilidade e vai dar outro rumo para a produtividade da agricultura familiar”, comentou o deputado Marx.