Agro

Em evento virtual, Ridesa libera 21 novas variedades de cana-de-açúcar RB

A Ridesa é o principal núcleo de pesquisa canavieira no âmbito do Governo Federal

Por Redação com Assessoria 01/08/2021 13h01
Em evento virtual, Ridesa libera 21 novas variedades de cana-de-açúcar RB
Novas cultivares são adaptadas para as regiões de cultivo que possuem características climáticas, solos, tecnologia de manejo e outros fatores que influenciam no seu desempenho agrícola - Foto: Reprodução

A Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento Sucroenergético (Ridesa) liberou, na última quarta-feira (28), mais 21 novas variedades de cana-de-açúcar desenvolvidas em várias regiões produtoras do Brasil por meio de melhoramento genético, durante evento virtual transmitido no canal da Ridesa, no YouTube.

As novas cultivares são adaptadas para as regiões de cultivo que possuem características climáticas, solos, tecnologia de manejo e outros fatores que influenciam no seu desempenho agrícola. Destas, seis novas variedades foram desenvolvidas em Alagoas, pela Ufal. São eles: RB0442, RB07818, RB08791, RB011549, RB01494 e RB961003.

“Esses cultivares foram obtidos por uma equipe competente e compromissada. Em Alagoas, no ano de 1990, a área cultivada da variedade RB era de 6% e hoje chega a 73% do canavial do Estado“, afirmou Geraldo Veríssimo, coordenador do PMGCA/CECA/Ridesa/Ufal.

Com as 21 novas variedades, a Ridesa terá liberado 114 qualidades de cana-de-açúcar RB desenvolvidas em 50 anos de pesquisa pelo setor público.

No evento, também foram lançados três livros sobre a temática: “50 anos de variedades RB de cana-de-açúcar; 30 anos de Ridesa” e “Liberação nacional de variedades RB de cana-de-açúcar”.

A Ridesa é o principal núcleo de pesquisa canavieira no âmbito do Governo Federal. As variedades da sigla RB são cultivadas em mais de 65% da área com cana-de-açúcar no país, uma contribuição de cerca de 12,3% na matriz energética do Brasil.

As variedades RB mais cultivadas no país são a RB867515, desenvolvida na Universidade Federal de Viçosa, seguida pela RB966928, desenvolvida na Universidade Federal do Paraná.

O lançamento contou com palestrantes de sete das dez universidades federais que integram o convênio de cooperação técnica da Ridesa: Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).