Agro

Associação Cultural Carro de Boi realiza neste sábado (31) Live em homenagem à festa

Cidade onde acontece a festa é reconhecida como “Mundialmente à Terra do Carro de Boi”

Por Redação com Assessoria 30/07/2021 08h08 - Atualizado em 30/07/2021 10h10
Associação Cultural Carro de Boi realiza neste sábado (31) Live em homenagem à festa
Live acontece neste sábado - Foto: Reprodução

Neste sábado (31) será realizada a LIVE da Solidariedade no Parque Carro de Boi às 16 horas no canal "Associação Cultural Carro de Boi". A transmissão irá exibir imagens do maior encontro de carros de bois do mundo, assim como documentários e apresentações culturais e artísticas para os telespectadores. 

A Festa do Carro de Boi acontece todos os anos, mas este ano, atendendo as restrições determinas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) não haverá o evento presencial. 

Festa do Carro do Boi

Em 2009, Zé Cícero e Doura filha de carreiro, idealizaram as comemorações dos 30 anos do Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais (STTR) o resgate das tradições do carro de boi. O primeiro desfile mobilizou cerca de 30 carreiros, mas para sua surpresa participaram 132. Diante do sucesso, propôs aos carreiros que a festa continuasse assim todo o mês de julho de cada ano a Festa do Carro de Boi.

Nos anos seguintes, cada vez maiores a participação de carreiros e carros de boi, e assim, entusiasmava a organização. Em 2015, a festa alcançou seu sucesso total, e, entrou no calendário cultural oficial do estado de Alagoas na 7.ª edição. Pela grandeza do evento foi patrocinada pela Nestlé, teve seu apogeu de sucesso na participação de 600 carros de boi, além do show de encerramento com a cantora Paula Fernanda; com um público de mais de 30 mil pessoas.

A Festa do Carro de Boi ganhou proporções internacionais, atraindo carreiros de outras regiões. A dimensão do evento é uma grande conquista dos sertanejos, sua importância maior está em chamar a atenção para um tradicional meio de transporte, que sobreviveu ao logo dos anos, com isso, nos ajuda a manter viva a cultura dos nossos antepassados.

Nos 60 anos do Guinness Book, Inhapi apareceu para o mundo, consagrada como o maior encontro de carros de bois do mundo, ultrapassando circuitos nacionais em vastas tradições nos últimos 20 anos. O sucesso trouxe o reconhecimento oficial “Mundialmente à Terra do Carro de Boi”.

O evento agora em seu parque, uma área para humanização de todos serem “bemvindos”. Na área é possível comercializar diversos produtos, desde camisas, chapéus, adesivos, bandeiras, produtos artesanais de minicarros de boi e alimentação.

Na semana do evento, caravanas de carreiros de diversas regiões lotam o Parque Carro de Boi à véspera da Festa do Carro de Boi. Inhapi é toda preparada, o comércio é aquecido pelos turistas. No
desfile o Carro Oficial transporta as imagens de São Pedro e o Menino Jesus simbolizando o Carreiro, no percurso de três quilômetros, assim dando um abraço na cidade.

Convite

O deputado federal Paulão convida a todos para homenagear a LIVE