Agro

Central de Cooperativas deverá ser instalada em Arapiraca em parceria com a prefeitura

Prefeito Luciano Barbosa declarou apoio ao projeto e destacou a importância do segmento para dinamizar a produção e a economia do município

Por Redação com Assessoria 16/06/2021 09h09 - Atualizado em 16/06/2021 09h09
Central de Cooperativas deverá ser instalada em Arapiraca em parceria com a prefeitura
Reunião sobre a agricultura familiar na região, nessa terça-feira (15) - Foto: Assessoria

Representantes da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes/AL) solicitaram ao prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, durante reunião sobre a agricultura familiar na região, nessa terça-feira (15) a instalação da Central de Cooperativas no prédio da então fecularia do município. O espaço deverá funcionar como centro de distribuição dos produtos da agricultura familiar, além de estocagem, empacotamento e pesagem.

Segundo o presidente da Federação Unicafes – entidade que conta com 18 instituições – Antonino Cardozo, a sede em Arapiraca será estratégica para o fortalecimento das cadeias produtivas da agricultura familiar. “A Unicafes cria sua central de cooperativas com o objetivo de implementar um referencial para o produtor e se posicionar melhor no mercado, levando ao cliente totais condições de compras desses produtos vindos do campo”, destacou.

O prefeito Luciano Barbosa declarou apoio ao projeto e destacou a importância do segmento para dinamizar a produção e a economia do município. Na ocasião, Barbosa delegou a formação de um grupo de trabalho para a realização e um levantamento sobre a cadeia produtiva local com o apoio da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da Cresol.

O gestor reforçou a necessidade para que a cadeia produtiva seja mais competitiva e organizada. “O cooperativismo é uma forma encontrada em diversas partes do mundo para fortalecer os mais variados tipos de negócios. Um exemplo disso é o caso de sucesso da cooperativa Pindorama”, afirmou o prefeito.

Participaram da reunião com o prefeito Luciano Barbosa o presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos; Aldemar Monteiro, presidente da CPLA; além dos presidentes da Cooperal, Copial, Coobap , respectivamente Maria Alves, Francisco de Souza, Roberto Moura.