Agro

Webinar vai discutir situação do PNAE no Nordeste

Encontro vai tratar sobre a retomada do Programa e debater as ameaças propostas pelo Projeto de Lei 3292

Por Redação com Assessoria 02/06/2021 14h02
Webinar vai discutir situação do PNAE no Nordeste
encontro vai tratar sobre a retomada do Programa, além de debater as ameaças propostas pelo Projeto de Lei 3292 - Foto: Assessoria

Na mira dos agricultores familiares e cooperativas que vedem suas produções para a merenda escolar, o Programa de Alimentação Escolar (PNAE), que foi desacelerado em 2020 em virtude da pandemia, será o tema do Webinar PNAE no Nordeste I promovido pela União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária Nordeste (Unicafes) na próxima segunda-feira, 7, ás 14hs, no canal Unicafes Nacional no Youtube.

O encontro vai tratar sobre a retomada do Programa, além de debater as ameaças propostas pelo Projeto de Lei 3292 que altera regras como a obrigação de compras de 30% de itens da agricultura familiar, além da extinção da prioridade de compra à quilombolas e assentados. A posição do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) - autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), também será analisada pelo webinar.

O presidente da Unicafes Alagoas, Antonino Cardozo, vai participar do encontro e na oportunidade falará sobre a experiência do Programa em Alagoas. “Esse diálogo, no primeiro momento, será regional, mas a necessidade é Nacional. Temos toda uma categoria no País precisando dessa retomada urgente na comercialização para o programa. Para piorar a vida do agricultor, cada vez mais as políticas são reduzidas e automaticamente precariza a nutrição nas escolas e a atividade econômica nos municípios”, enfatizou o presidente da Unicafes Alagoas.

O encontro virtual também irá apresentar casos de sucesso na execução do Pnae, além das experiências dos estados de Alagoas, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte. "A realidade é uma só, falta iniciativa para o cumprimento da lei que obriga a compra de no mínimo 30% e mais adesão das gestões municipais. O programa é de uma iniciativa excelente, com uma proposta de alimentação saudável e de fomento da agricultura, jamais podemos perder ou deixá-lo enfraquecer", apontou Cardozo.