Agro

Asplana aposta em safra de crescimento no ciclo 21/22

Expectativa é que a moagem de cana seja maior em comparação com 20/21

Por Redação com Assessoria 09/05/2021 12h12
Asplana aposta em safra de crescimento no ciclo 21/22
Foto: Assessoria

Com a entressafra da cana iniciada em Alagoas, o pensamento de industriais e fornecedores de cana do setor sucroenergético está voltado para o ciclo 21/22. De acordo com o presidente da Asplana, Edgar Filho, a expectativa é que a moagem seja maior em comparação a safra 20/21.

“A expectativa é muito melhor para o próximo ciclo da cana em comparação a moagem anterior. O nosso verão agora está bem mais chuvoso com índices pluviométricos fantásticos. Estamos com chuvas regulares desde o mês de setembro”, afirmou Edgar.

Segundo ele, com mais chuva, “a socaria da cana brotou de forma positiva e as plantas do plantio de inverno também estão boas. Diante deste cenário, aliado ao preço do mercado, fornecedores e industriais investiram no canavial, fazendo os tratos culturais e a plantando. Isso deve resultar em uma safra com números bem melhores que a 20/21”, declarou.

Para Edgar Filho, a expectativa de tal cenário de crescimento é positiva para o setor e também para o Estado. “Afinal, mostra que estamos crescendo e que serão gerados mais empregos e renda. Todos só têm a ganhar com a recuperação do setor, voltando a ser o motor forte da economia alagoana”, salientou.

Segundo o dirigente, as perspectivas de mercado para o próximo ciclo da cana também são positivas. “Temos quase a metade do nosso mix de produção voltado para o açúcar VHP, mercado internacional. O câmbio está com preço bom para essa questão do açúcar exportação e como Alagoas é um Estado que exporta bastante, temos muito a ganhar com esse cenário. Vamos ter preços melhores, mas, por outro lado, também vamos ter insumos maiores com preços de adubo e herbicidas maiores”, finalizou.