Agro

Sem ajuda prometida pelo Governo, fornecedor pode perder época do plantio de cana

Por ASSESSORIA 21/06/2017 15h03
Sem ajuda prometida pelo Governo, fornecedor pode perder época do plantio de cana

Apesar de ter chegada a hora do fornecedor de cana fazer o plantio de inverno, a ajuda prometida pelo Governo do Estado – com a doação de adubos e de fornecimento de implementos agrícolas – ainda não saiu do papel.

“Estamos chegando a uma fase decisiva para quem precisa renovar o canavial, que ocorre no período de junho até agosto. Perdemos muita cana com a estiagem e precisamos que retomar a atividade. Para isso, é necessário quer seja feito o plantio”, afirmou o presidente da Asplana, Edgar Filho.

De acordo com o líder dos fornecedores alagoanos, aproximadamente, 30% da área plantada de cana no Estado foi perdida por conta da seca que castigou a região canavieira.

“É preciso plantar para que no próximo ano possamos ter safra e recuperar o que a seca nos tirou. Propomos a parceria com o Governo do Estado para ajudar os pequenos produtores. Recebemos a garantia de que a ajuda seria dada, mas está chegando o momento critico e o governo ainda não liberou o adubo. Se o fornecedor não conseguir plantar agora, ele só poderá recuperar as perdas em dois anos”, alertou Edgar Filho.

Segundo o presidente da Asplana, entidade que representa mais de sete mil fornecedores de cana do Estado e dos quais mais de 90% são de pequenos produtores, o plantio de inverno é fundamental para que não tem disponível o sistema de irrigação, pois utiliza a água das chuvas para suprir a necessidade do canavial.

“Fornecedor de cana não tem irrigação, principalmente, os pequenos produtores rurais. Eles não têm condições de ter tratores e máquinas, muito menos um sistema de irrigação. É fundamental que o Governo de Alagoas libere pelo menos o adubo no mês de julho para que o pequeno possa aproveitar a chuva e fazer o plantio, salvando a safra do próximo ano e tendo uma renda para sustentar a família”, declarou.