Agro

Campanha de vacinação contra aftosa é aberta em Cacimbinhas

Criador tem até o final do mês de maio para vacinar o rebanho de bovinos e bubalinos

Por Agência Alagoas 02/05/2017 09h09
Campanha de vacinação contra aftosa é aberta em Cacimbinhas

O Governo de Alagoas lançou, nesta quarta-feira (1º), no Alto Sertão do Estado, a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2017. A solenidade foi realizada na fazenda Alfredo de Maya, zona rural do município de Cacimbinhas.
 
Na oportunidade foi realizada a vacinação simbólica de animais, realizada pelo secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura de Alagoas, Álvaro Vasconcelos, além do presidente da Adeal, Rui Alves. Evento contou com a presença dos prefeitos de Cacimbinhas e de Minador do Negrão, respectivamente, Hugo Wanderley e Gleysson Cardoso, além do superintendente do Ministério da Agricultura em Alagoas, Alay Correia.

“Escolhemos fazer o lançamento da campanha em Cacimbinhas por ser uma região importante da Bacia Leiteira. É preciso que o criador faça a parte a sua parte, vacinando e fazendo a declaração nos escritórios da Adeal ou de forma 'on line'. Nosso objetivo é conquistar, até 2020, o status de zona livre sem vacinação”, declarou o secretário Álvaro Vasconcelos, que representou o governador Renan Filho.
 
O secretário da Agricultura lembrou que vacinações assistidas serão realizadas em outras regiões do Estado ao longo de todo o mês de maio.
 
“Pedimos a todos os criadores que vacinem seus rebanhos contra a aftosa, para que a cadeia produtiva da pecuária não seja prejudicada”, afirmou o agropecuarista Waldo Omena, proprietário da Alfredo de Maya.
 
“É uma satisfação ter o lançamento da campanha em Cacimbinhas. É importante a participação dos prefeitos neste processo, incentivando a vacinação nos municípios juntos aos criadores”, afirmou o prefeito e presidente da AMA, Hugo Wanderley.
 
Com a meta de imunizar mais de 1,2 milhão de animais, a vacinação será realizada durante todo o mês de maio e encerrada no dia 31. Doses da vacina estão à venda nas lojas autorizadas de produtos agropecuários.

“Todas as revendas estão abastecidas e, mais uma vez, contamos com o engajamento do criador alagoano, independente da quantidade de animais que possua, para que o rebanho seja vacinado. Na etapa passada, realizada em novembro, conquistamos uma cobertura vacinal superior a 97%”, declarou o presidente da Adeal, Rui Alves.
 
Após o término da campanha, o produtor rural tem 15 dias para fazer a declaração da vacinação e atualizar os dados cadastrais. Quem não vacinar e ou declarar os animais estará sujeito ao pagamento de multa e demais penalidades previstas por lei.