Agro

Asplana recebe apoio de Renan Filho para socorrer fornecedor de cana

Por Assessoria 28/04/2017 12h12
Asplana recebe apoio de Renan Filho para socorrer fornecedor de cana

Diretores da Asplana estiveram reunidos nesta quinta-feira, 27, com o governador de Alagoas, Renan Filho e com o secretário de Estado da Agricultura, Álvaro Vasconcelos. Na pauta da audiência, realizada no Palácio República dos Palmares, o apoio aos fornecedores de cana castigados pela seca por meio de convênio que será firmado para a distribuição de adubos e do uso de máquinas e de implementos agrícolas.

“Passamos pela maior seca dos últimos 100 anos. Não chove desde dezembro. Com isso, o rebroto da cana foi perdido. Tem pequenos produtores que perderam 100% da produção. Diante deste cenário, esta parceria firmada pela Asplana com o Governo do Estado é importante já que a cana que nasceu poderá ser salva. O fornecedor ganhará uma sobrevida para que, no próximo ano, ele possa continuar na atividade. Com o adubo ela poderá renovar o canavial que foi dizimado pela seca”, afirmou o presidente da Asplana, Edgar Filho, que saiu otimista da reunião com o chefe do Executivo estadual.

“Foi uma audiência positiva. Viemos buscar alternativas para este problema da seca que fossem capazes de atender as necessidades principalmente do pequeno fornecedor que vive da agricultura familiar. Mais de 90% dos mais de sete mil fornecedores são considerados de pequeno porte”, ressaltou Edgar Filho, afirmando que a diretoria da entidade de classe vem buscando soluções para o problema em todas as esferas do governo.

“O senador Renan Calheiros também já esteve na Asplana tentando a retomada da subvenção. Já nos reunimos também com a bancada alagoana e agora com o governador do Estado na busca de parceria importantes para o socorro principalmente aos pequenos produtores”, afirmou Edgar Filho.

De acordo com o líder dos fornecedores de cana de Alagoas, a expectativa para a próxima safra aponta para uma redução de 30% em comparação ao ciclo atual, que teve 16 milhões de toneladas de cana beneficiadas.

Com um setor que responde por 20% do PIB de Alagoas, sendo a principal atividade econômica do Estado, o governador Renan Filho afirmou que a ajuda será dada aos fornecedores de cana.

“O Estado vai contribuir. A Asplana nos proporcionou dois caminhos. Um seria com a viabilização de adubo e o outro a criação de condições para a distribuição de tratores e implementos agrícolas para serem usados nos tratos culturais da lavoura de cana. Vamos colaborar neste momento de dificuldade. O setor já chegou a produzir 29 milhões de toneladas de cana em uma única safra e este ano chegou apenas a 16 milhões por conta da seca. Mas, vamos trabalhar, ajudar e fazer a nossa parte”, finalizou o governador Renan Filho.