Agro

Iteral recebe comitiva de trabalhadores rurais da Pastoral da Terra

Jaime Silva discutiu a pauta apresentada pela Comissão

Por Agência Alagoas 31/03/2017 09h09
Iteral recebe comitiva de trabalhadores rurais da Pastoral da Terra

O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) recebeu, nessa quinta-feira (30), uma comitiva de trabalhadores e trabalhadoras rurais de várias regiões do Estado que integram a Comissão Pastoral da Terra (CPT). A reunião serviu para discutir uma pauta de melhorias nos acampamentos e assentamentos acompanhados pelo movimento.
 
Segundo o diretor-presidente, Jaime Silva, o Iteral tem sido um interlocutor das famílias camponesas junto ao Governo de Alagoas, contribuindo para o desenvolvimento da agricultura familiar, escoamento da produção agrícola, a permanência no campo com cidadania; além da mediação de conflitos agrários.

“O diálogo é fundamental e o Iteral tem essa responsabilidade de dialogar com os movimentos sociais e levar para o governador apenas aquilo que o órgão não pode resolver. Mas, em relação à pauta da CPT, alguns itens já são atendidos pelo Iteral, que ficou com a responsabilidade de cobrar aos outros órgãos a solução para as dificuldades que eles estão enfrentando no campo”, destacou Jaime Silva.
 
Dentre os pontos discutidos destacam-se o apoio às feiras camponesas e aos encontros da juventude camponesa; implantação de bancos de sementes em áreas de assentamento; perfuração de poços artesianos, cessão de máquinas agrícolas; além da implementação de projetos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep).
 
O Iteral é uma autarquia do Governo de Alagoas, vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seagri), que busca executar a política agrária e fundiária no Estado. Em relação às demandas que não integram o âmbito das suas competências administrativas, o gestor assumiu o compromisso de encaminhar para as secretarias responsáveis.