Agro

Prefeitura estuda transformação de sargaço em ração animal

A ação beneficiará pequenos agricultores rurais do Estado

Por Agência Alagoas 10/03/2017 06h06
Prefeitura estuda transformação de sargaço em ração animal

A Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência de Limpeza Urbana, está estudando um projeto que visa transformar o sargaço em ração animal para ruminantes, principalmente bovinos, na Bacia Leiteira de Alagoas. A ação beneficiará pequenos agricultores rurais do Estado, que sofrem com a estiagem e irá gerar economia para o Município.

Neste primeiro momento, está sendo realizado um estudo que analisa a composição química das algas, como explica o gestor da Slum, David Maia. “Já existem estudos no Brasil nesse sentido. Aqui, nossa ideia é analisar o material e descobrir como fazê-lo chegar aos pequenos produtores. Assim que esta etapa for finalizada, saberemos qual o procedimento necessário para que o gado receba essa ração”, informou.

A Slum iniciou, no último mês, a retirada do sargaço da orla da Ponta Verde. “Esta sempre foi uma preocupação nossa. Queremos que o serviço seja realizado, mas sem que haja qualquer dano ao bioma marinho”, disse Maia. As algas retiradas são enviadas ao aterro sanitário de Maceió. Com o projeto, a alga será reaproveitada, diminuindo a quantidade de material enviado ao aterro. Isso irá gerar economia de recursos públicos, visto que Maceió paga por tonelada que entra neste espaço.

O sargaço é um tipo de macroalga, comum em regiões tropicais. De acordo com estudiosos, a alga pode ter inúmeras utilidades. É preciso trabalhar com ela de maneira sustentável. Na quarta-feira (08), foram retiradas amostras das algas para estudo.