Agro

Sobe para 45 o nº de municípios de Alagoas em emergência pela seca

17/02/2017 11h11
Sobe para 45 o nº de municípios de Alagoas em emergência pela seca

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu a situação de emergência no município de Olho d`Água Grande, no Sertão de Alagoas. A portaria foi publicada nesta sexta-feira (17), no Diário Oficial da União (DOU).

Com esse, subiu para 45 o número de municípios de Alagoas com situação de emergência por causa da seca reconhecida. (veja a lista com todos os municípios ao final do texto).

O reconhecimento possibilita aos municípios acesso às ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais, entre elas a Operação Carro-Pipa, que auxilia o governo municipal no fornecimento de água tratada para a população.

Seca
Já são seis anos com chuvas abaixo da média em Alagoas e a situação só se agrava. A Defesa Civil do estado fez um estudo pluviométrico e das perdas agrícolas e constatou 77 municípios com cenário hídrico considerado muito crítico. No ano passado, foram 40.

Em setembro do ano passado, o governo federal reconheceu situação de emergência de 40 municípios, os outros foram este ano. No dia 3 de janeiro foi reconhecida a situação de Mar Vermelho, no dia 12 de Taquarana, no dia 3 de Viçosa e no dia 10 de Capela. Veja a relação completa abaixo:

Água Branca
Arapiraca
Batalha
Belo Monte
Cacimbinhas
Canapi
Carneiros
Coité do Nóia
Craíbas
Delmiro Gouveia
Dois Riachos
Estrela de Alagoas
Girau do Ponciano
Igaci
Igreja Nova
Inhapi
Jacaré dos Homens
Jaramataia
Lagoa da Canoa
Major Isidoro
Maravilha
Mata Grande
Minador do Negrão
Monteirópolis
Olho D'Água das Flores
Olho D'Água do Casado
Olivença
Ouro Branco
Palestina
Palmeira dos Índios
Pão de Açúcar
Pariconha
Poço das Trincheiras
Piranhas
Quebrangulo
Santana do Ipanema
São Brás
São José da Tapera
Senador Rui Palmeira
Traipu
Mar Vermelho
Taquarana
Viçosa
Olho D'Àgua Grande