Agro

Resultados do Projeto Piloto Excelência em Gestão no Agronegócio são apresentados em AL

Por Agência Sebrae 11/01/2017 15h03
Resultados do Projeto Piloto Excelência em Gestão no Agronegócio são apresentados em AL

Para mostrar os resultados e o desenvolvimento do Projeto Piloto de Excelência em Gestão no Agronegócio, coordenado pela Unidade de Agronegócios (UAGRO) em parceria com a Unidade de Acesso a Inovação e Tecnologia (UAIT), o Sebrae em Alagoas reuniu, nessa terça-feira (20), seus diretores, gerentes e analistas em Maceió. O encontro foi marcado pelas apresentações de Renato Lobo e do professor Reynaldo Rubem, ambos consultores credenciados ao Sebrae em Alagoas.

Durante sua apresentação, Renato Lobo divulgou alguns resultados conquistados pelo projeto ao longo dos últimos dois anos. O Projeto Piloto de Excelência em Gestão no Agronegócio é implantado com base no Modelo de Excelência da Gestão (MEG)® da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e capacitou consultores, realizou visita de benchmarking e 240 diagnósticos em 120 produtores rurais do estado e mediu o Índice da Maturidade da Gestão (IMG) em 17 empresas do ramo de apicultura, 15 da fruticultura e outras 15 de pecuária leiteira.

Outro resultado positivo do projeto foi a criação de um software que possibilita cadastrar as empresas participantes da iniciativa, contendo dados e questionários de avaliação, permitindo comparar informações e gerar avaliações para discussões em vários níveis.

Renato também enfatizou outro benefício gerado por meio das ações do projeto. “Com esse projeto piloto, encontramos uma forma de nos aproximarmos ainda mais dos pequenos produtores e fazer com que eles adotem instrumentos e ferramentas de gestão que, se bem aplicados, poderão levá-los a resultados efetivos em seus negócios”, explicou o consultor.

Na oportunidade, o professor Reynaldo Rubem também abordou temas como as dimensões da competitividade e os casos de sucesso envolvendo o projeto e o Programa Balde Cheio. Além disso, o especialista mostrou resultados da iniciativa, como a análise de inconsistências do IMG, a partir da aplicação do questionário do Prêmio MPE Brasil nas empresas participantes do projeto piloto, as tríades da gestão estratégica e outras ferramentas.

Projeto Piloto Excelência em Gestão em outras áreas

De acordo com Vânia Britto, gerente da Unidade de Agronegócios (UAGRO) do Sebrae em Alagoas, com a participação de gerentes e analistas de outras unidades, o encontro serviu para que os gestores de outras áreas conhecessem alguns aspectos do projeto. “Essa foi uma boa oportunidade para apresentar o projeto para toda a casa e multiplicar essa solução em ações de outras áreas para desenvolver empreendedores de outros segmentos. Além disso, os gestores de outros setores, como da área de relacionamento, puderam tirar dúvidas e discutir pontos específicos”, afirmou a gerente.

Sandra Vilela, gerente da Unidade de Acesso a Inovação e Tecnologia (UAIT) do Sebrae em Alagoas, reforçou que o fato de o projeto ter sido iniciado na área de agronegócios foi vista por todos como um desafio, mas que ele poderá contemplar não somente a UAGRO, mas várias áreas do Sebrae.

“Foi um grande desafio para nós. Iniciamos o projeto na UAGRO por pensarmos da seguinte forma: se é possível dar certo com o produtor rural, que geralmente tem um nível de escolaridade baixo, com uma empresa sem muitos equipamentos, é possível também na indústria, em uma empresa de serviços e comércio. Por esse viés, fica muito mais fácil sustentar a ideia de que o modelo é possível de ser aplicado, sim, em qualquer tipo de micro e pequenas empresas”, finalizou Sandra.