Agro

Setor rural repudia samba-enredo de escola carioca

Entidades alertam para espreparo, desconhecimento e ignorância de escola de samba

Por Redação com Da redação / Com assessoria 10/01/2017 05h05
Setor rural repudia samba-enredo de escola carioca

Apesar de homenagear a região do Parque Nacional do Xingu, o Grêmio Recreativo de Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense, do Rio de Janeiro, faz uma crítica controversa sobre o setor agropecuário brasileiro. A letra do samba, que promete levar milhares de pessoas a entoar a canção no Carnaval 2017, gerou revolta para os líderes do agronegócio. 

A Federação dos Plantadores de Cana do Brasil manifestou "indignação" com o tema da Imperatriz Leopoldinese que faz duras críticas ao agronegócio. "A atitude irresponsável mostra o total despreparo e desconhecimento sobre a atividade que esta movendo a economia brasileira em uma época de estrema crise que vive nosso País". Em nota assinada pelo presidente Alexandre Andrade Lima, a entidade afirma que entende "a importância do carnaval para nosso País que nos dá visibilidade como um dos maiores movimentos popular do mundo (...) Por isso, a decisão inconsequente da Escola em criticar a agricultura brasileira nos deixa mais consternados ainda".

Ele ressalta que "somente os fornecedores independentes de cana-de-açúcar movimentam 39% da produção no Brasil, geram um valor bruto da produção de R$ 15,1 bilhões, mais de 200 mil empregos diretos, e grande parte formada por pequenos produtores, ou seja, mais de 80% são enquadrados como agricultores familiares". 

Basta lembrar, também, que, em 2016, o setor agropecuário liderou a economia brasileira ao superar dificuldades econômicas e políticas. O setor aumentou de 21,5% para 23% sua participação no Produto Interno Bruto (PIB) e representou 48% das exportações totais do país. Além disso, a agricultura e a pecuária geraram 50 mil novas vagas nos primeiros dez meses do ano, enquanto os demais setores da economia cortaram 792 mil postos de trabalho. 

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu também externou seu descontentamento e afirmou, por meio de nota, ainda ser “Inaceitável que a maior festa popular brasileira, que tem a admiração e o respeito da nossa classe, seja palco para um show de sensacionalismo e ataques infundados pela Escola Imperatriz Leopoldinense".

Confira o manifesto completo da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana)

"MANIFESTO - FEPLANA 

A FEDERAÇÃO DOS PLANTADORES DE CANA DO BRASIL – FEPLANA, fundada em 12 de agosto de 1941, com o objetivo de defender o interesse de 70 mil produtores independentes de Cana-de-açúcar de todo o país, vem manifestar nossa indignação diante do tema que será tratado pela Escola Imperatriz Leopodinense para o Desfile de Carnaval de 2017. A atitude irresponsável mostra o total despreparo e desconhecimento sobre a atividade que esta movendo a economia brasileira em uma época de estrema crise que vive nosso País. 

Entendemos a importância do carnaval para nosso País que nos dá visibilidade como um dos maiores movimentos popular do mundo, que permite mostrar nosso cotidiano costumes e historia no exterior. Por isso, a decisão inconsequente da Escola em criticar a agricultura brasileira nos deixa mais consternados ainda. 

Nossa plataforma de exportação agrícola e uma das maiores do mundo, nos colocando no ranking de maiores fornecedores no exterior de alimentos. E para conquistarmos os mercados internacionais cumprimos requisitos e protocolos exigidos pelos compradores no aspecto ambiental, trabalhista e social. 

Neste aspecto, somente os fornecedores independentes de cana-de-açúcar movimentam 39% da produção no Brasil, geram um valor bruto da produção de R$ 15,1 bilhões, mais de 200 mil empregos diretos, e grande parte formada por pequenos produtores, ou seja, mais de 80% são enquadrados como agricultores familiares. 

Sentimos no dever de transmitir para a sociedade, para os partidos políticos, aos parlamentares e principalmente, para a justiça de nosso País a nossa profunda preocupação e tal desqualificação, trabalhamos diariamente em nosso negócio e investimos no que sabemos fazer que é o de gerar alimentos com valores acessíveis para a sociedade e trazer riqueza para a economia. 

É nossa vocação, produzir 

ALEXANDRE ANDRADE LIMA  - Presidente da Feplana"

NOTA Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ)


“A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) repudia, com indignação e veemência o samba-enredo e as demais peças publicitárias divulgados pela escola Imperatriz Leopoldinense para o Desfile de Carnaval de 2017. Ao criticar duramente o agronegócio, o grupo mostra total despreparo e ignorância quanto à história brasileira e à realidade econômica e social do país.

Antes de mais nada, é preciso esclarecer e reforçar que o país do samba é sustentado pela pecuária e pela agricultura. Chamados de “monstros” pela escola, nós, produtores rurais, respondemos por 20% do PIB Nacional e, historicamente, salvamos o Brasil em termos de geração de renda e empregos. Com o tempo e com o nosso talento de produzir cada vez mais – e de forma sustentável - trouxemos para nossa nação o título de campeã mundial de produção de grãos e de proteína animal.

Inaceitável que a maior festa popular brasileira, que tem a admiração e o respeito da nossa classe, seja palco para um show de sensacionalismo e ataques infundados pela Escola Imperatriz Leopoldinense. O setor produtivo e a sociedade não podem ficar calados diante a essa injustiça. É preciso que o Brasil e os brasileiros não só enxerguem e reconheçam a importância do nosso setor, como se orgulhem dessa nossa vocação de alimentar o mundo.

Com a responsabilidade que lhe cabe, a ABCZ vem a público reforçar o compromisso de seus 21 mil associados de produzir cada vez mais carne e leite com práticas sustentáveis e seguras. E, assim, enaltecemos, também, o nosso empenho em zelar pela preservação do meio ambiente.

Arnaldo Manuel Machado Borges -  Presidente da ABCZ”

Para ouvir o samba-enredo e saber mais acesse este link: 

http://www.olhardireto.com.br/agro/noticias/exibir.asp?id=24605¬icia=samba-enredo-da-escola-imperatriz-leopoldinense-gera-revolta-em-meio-ao-agronegocio