Agro

Alagoas registra menos de 50% de áreas registradas no CAR

Produtores rurais de todo o País têm até dezembro para realizar registro

Por Redação 08/01/2017 13h01
Alagoas registra menos de 50% de áreas registradas no CAR

Os produtores rurais de todo o País têm até o mês de dezembro deste ano para realizar o cadastro ambiental rural. Até novembro de 2016, segundo dados do Serviço Florestal Brasileiro, somente 43,4% de áreas passíveis de cadastro no Estado alagoano foram inseridas no SiCAR.

Alagoas é o terceiro estado com menos inscrições no sistema, ficando atrás apenas da Bahia (41,7% de áreas cadastradas) e do Espírito Santo (34,7% de áreas cadastradas). O número total de área a ser cadastrada é de 2.112.574 hectares. Ao todo, forma inseridos no SiCAR 51.093 imóveis rurais.

Dificuldade

Desde 2014, os produtores rurais já podiam realizar o cadastro ambiental rural, porém, mesmo após a segunda prorrogação do registro digital para todo o Brasil, que deveria ser finalizado ainda no mês de maio de 2015, a região Nordeste está longe de terminar de cadastrar as áreas. De acordo com o SFB, 72,2% da área total possível de cadastro estão registradas. O que corresponde a quase 819 mil imóveis rurais.

Alguns produtores rurais, no início do cadastramento, se queixavam de como o sistema possui particularidades que é difícil manuseio. Para os pequenos produtores, a Federação dos Trabalhadores Rurais de Alagoas já realizou capacitações de técnicos para que eles realizassem o cadastro das propriedades de agricultores familiares alagoanos. Pelo Instituto do Meio Ambiente, os técnicos, desde o início do cadastramento das propriedades, também qualificaram profissionais em vários municípios de Alagoas.  

O  CAR se constitui em base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.