Agro

Sindaçúcar-AL divulga ações executadas em 2018 para a retomada do crescimento do setor canavieiro

No documento constam dados relativos as ações de coordenação econômica e de articulação

Por Bccom Comunicação 16/01/2019 09h09
Sindaçúcar-AL divulga ações executadas em 2018 para a retomada do crescimento do setor canavieiro
foto: divulgação

O Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Alagoas (Sindaçúcar-AL) apresentou o relatório de atividades referente ao ano de 2018. No documento constam dados relativos as ações de coordenação econômica e de articulação executadas com a finalidade de promover a retomada do crescimento do setor sucroenergético alagoano.

Entre as primeiras medidas adotadas no começo de 2018 está a reunião do presidente do Sindaçúcar-AL, Pedro Robério Nogueira, com produtores, governador Renan Filho e secretários de Estado sobre o Plano de Recuperação do Setor Sucroalcooleiro de Alagoas, além do encontro para debater o novo regime do ICMS, reivindicação que foi conquistada em novembro passado.

Entre as principais atividades de representação receberam destaque: a reunião do Comitê de Monitoramento do Abastecimento do Etanol – CMAE; reunião no Sindaçúcar-PE, com produtores do Nordeste, sobre importação de etanol, além das audiências com os ministros da Agricultura, Blairo Maggi e Fernando Filho (Minas e Energia) que trataram, entre outros assuntos, sobre o RenovaBio.

O trabalho realizado pelo presidente da entidade no ano de 2018 contou ainda com a participação no Fórum Nacional Sucroenergético; audiência com o ministro dos Transportes Maurício Quintela, sobre o contrato da EMPAT; reunião para avaliação e discussão sobre os resultados da aplicação do imposto de importação de etanol; participação no Seminário de Avaliação do Mercado de Combustíveis – ANP e a presença na primeira reunião da Câmara Setorial da Cana-de-Açúcar, Secretaria de Agricultura e Governo de Alagoas.

O Sindaçúcar-AL marcou presença ainda da reunião dos Sindicatos do Nordeste com representantes do Ministério da Agricultura sobre o rateio da cota americana; participação no planejamento energético da matriz veicular do Brasil até 2030 e apoio e compareceu a eventos do segmento sucroenergético a exemplo do 16th Annual JOB Economia/ JSG Commodities Sugar Sugar & Ethanol Seminar – JSG 25 th Anniversary Party e do ISO Datagro New York – Sugar & Ethanol Conference 2018, além da cerimônia em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, com a presença do então presidente da República, Michel Temer para anunciar a aprovação das metas do RenovaBio.

Em 2018, o presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Alagoas também esteve presente a reunião entre entidades de Alagoas com os governadores Renan Filho e Paulo Câmara (Pernambuco), sobre a crise do setor, acompanhado da FIEA, FAEAL, FETAG, ASPLANA e STIAAL. Outro destaque nas ações do ano ficou a cargo do encontro com o diretor geral da ANP, sobre venda direta de etanol.

Já no último trimestre do ano passado, foi realizada a 18ª Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol, o Workshop – Corredores Logísticos Estratégicos – Complexo da Cana-de-Açúcar e a reunião CONEDES, que aprovou o novo regime do ICMS e, por fim, o Seminário Importância da Indústria para o Desenvolvimento do Brasil.