Entretenimento

Imprensa Oficial distribui ingressos para assistir Calabar, de Lêdo Ivo

Por Agência Alagoas 11/07/2017 08h08
Imprensa Oficial distribui ingressos para assistir Calabar, de Lêdo Ivo

A Imprensa Oficial Graciliano Ramos apresenta a leitura dramática do texto Calabar – Um poema dramático, de Lêdo Ivo, sob a direção do ator José Márcio Passos. O evento, que faz parte da programação do Mês Graciliano Arte e da programação comemorativa dos 200 anos da emancipação política de Alagoas, marca o lançamento do livro homônimo do genial escritor alagoano. A produção será realizada no Teatro de Arena, na quarta-feira (12), às 20h.
 
Devido à capacidade limitada do Teatro de Arena, a editora decidiu realizar uma promoção em sua página oficial no Facebook que prevê a distribuição gratuita de ingressos.
 
Para concorrer, os interessados precisam dar uma curtida na página da Imprensa Oficial Graciliano Ramos no Facebook (www.facebook.com/imprensaoficial.al) e ser um dos primeiros a comentar no cartão promocional do evento com a hashtag #CalabarEuVou. Os vencedores serão contemplados com um convite individual para assistir à leitura dramática do poema Calabar.
 
O cartão promocional será publicado a qualquer momento, a partir do meio-dia desta terça-feira (11), e os interessados terão até o meio-dia da quarta-feira (12), para participar da promoção. Até às 15h do dia 12, a Imprensa Oficial Graciliano Ramos divulgará a lista de vencedores que deverão estar em Maceió e informar seus nomes completos e números de documento de identificação inbox, pelo Facebook, para controle na entrada do evento.
 
Leitura dramática
 
Célebre por sua participação em novelas da Globo e em filmes como Bye Bye Brasil e Deus é Brasileiro, ambos de Cacá Diegues, José Márcio Passos é o responsável pela direção da leitura dramática de Calabar – Um poema dramático, que entra em cartaz no Teatro de Arena, no dia 12 de julho.
 
O elenco conta com Homero Cavalcante, representando O Alagoano; José Márcio Passos, interpretando O Turista; Avaristo Martins, como O Escrevente; e Diva Gonçalves, representando A Viúva de Calabar. Arnaldo Ferju trabalha como assistente de produção e operador de som e luz da encenação que será animada também pela percussão de China.
 
Homenagem a Lêdo Ivo
 
Esta é a primeira vez que o texto Calabar, de Lêdo Ivo, é levado aos palcos, realizando um sonho que o autor acalentou, desde o seu processo de criação. Em entrevista à escritora Leila Míccolis, autora do livro Passagem de Calabar – Uma análise do poema dramático de Lêdo Ivo, o escritor revelou sua frustração em não ter concretizado a ambição de ver os personagens ganharem vida no tablado.
 
“Eu chegava a visualizar a sua encenação. Esperava que ele fosse representado, o que não ocorreu. Naturalmente escrevi Calabar para ser encenado. Ao escrevê-lo, eu o encenava, como um diretor de teatro. É um poema dotado de visualidade. Entretanto, ele jamais foi representado”.
 
Em Calabar – Um Poema Dramático, Lêdo Ivo lança mão de um personagem histórico, controverso, para traçar uma crítica política contra a exploração e opressão impostas ao povo humilde e mestiço do Nordeste brasileiro, ao longo dos séculos.
 
Desconstruindo a história oficial, o Domingos Fernandes Calabar idealizado por Ivo não é o traidor da pátria. Ele é a personificação do martírio perpetrado contra os que se insurgem, contra os que lutam pelos seus ideais. O texto, originalmente lançado em 1985, discute ainda sobre preconceito e traz uma das características mais marcantes da obra do autor: sua intensa alagoanidade.
 
Na nova edição da obra de Lêdo Ivo, além do poema Calabar, há ainda ensaios assinados por Leila Míccolis, doutora em Teoria Literária pela UFRJ, e por Alberto Vivar Flores, professor de História da América na Ufal. A apresentação do livro foi escrita por Márcio Ferreira, doutor em Literatura Brasileira e professor da Ufal.
 
Mais informações com Mário Lima, assessor e repórter especial da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, pelos telefones (82) 9 8818-3722 ou 9 9400-4535, ou Patrycia Monteiro, coordenadora editorial da Imprensa Oficial Graciliano Ramo, pelo telefone (82) 9 8883-7609.