Entretenimento

4ª edição do Festival Carambola inicia atividades com intervenção artística e anuncia Céu como atração principal

Por Assessoria 21/01/2020 14h02
4ª edição do Festival Carambola inicia atividades com intervenção artística e anuncia Céu como atração principal
Foto: Gustavo Costa

Promover a arte em suas mais variadas vertentes deu tão certo que o Festival Carambola anunciou sua quarta edição para março deste ano, em Maceió. Ainda maior, o projeto vai reunir atrações locais no estacionamento do Parque Shopping Maceió para uma tarde sem hora para acabar no dia 28 de março. Dessa vez, dois palcos vão ocupar o local, proporcionando uma experiência sensorial diferente com gastronomia, intervenções artísticas e alguns nomes nacionais - como a já confirmada cantora Céu, headliner da vez. O melhor de tudo isso? Os ingressos estão à venda e as primeiras atividades já começaram a acontecer. A banda Vibrações também está confirmada - e o line up completo será divulgado em fevereiro.

“Somos apaixonados pelo Jaraguá e, como a maioria dos alagoanos, adoramos ver aquele espaço da cidade vivo e recebendo gente. Para dar um start na divulgação do Carambola deste ano, convidamos a artista Sertão Encantado (@sertaoencantado), para colorir muros do bairro histórico, com letras de músicas de atrações confirmadas”, explica Lili Buarque, produtora cultural e organizadora do Festival Carambola.

No início deste mês, em uma tarde de cerveja Devassa gratuita e pintura ao ar livre  - patrocinada pela Carajás e Tintas Coral, uma surpresa: vários outros artistas locais apareceram para contribuir com a ideia. O resultado? Efervescência cultural. Cada ilustração que surgiu espontaneamente nos muros diz um pouco de quem a fez e de uma Maceió plural - acima de tudo original e rica. Tudo que o Carambola quer evidenciar desde 2017, quando começou seus trabalhos.

“A Pão me convidou, mas eu não sabia que era do Carambola. Quando cheguei lá, achei incrível a iniciativa dos artistas juntos sem concorrência, um ajudando ao outro, emprestando material e contribuindo para o mesmo objetivo. Senti que todos eram meus amigos de infância, mesmo conhecendo alguns lá na hora. Foi uma festa, sem ser uma festa. Música, cerveja e o meu primeiro mural naquela tarde”, explica Diego Barros, artista visual que atende por Diego I AM (@diego.i.am).

Na ocasião, ele pintou um disco voador que está pronto para abduzir qualquer um. “Meu trabalho está muito ligado a questões de evolução humana e outros povos. Quis retratar um portal para a galera ser teletransportada a novos lugares. Quem sabe para o próprio show do Carambola?”, conta.

Para a Sertão Encantando, receber tantos amigos enquanto pintava foi algo mágico. Quando escolheu o Jaraguá para realizar a intervenção, ela não imaginava que seria tão coletivo e bonito. “Comecei no muralismo há uns 3,4 anos, acompanhando Sagaz e Joe, caras que eu admiro muito. O Jaraguá sempre foi muito especial para mim, existe uma conexão afetiva e de reconhecimento envolvida”, diz. “Apesar de terem me dado outras opções pela cidade, fiz questão de estar ali.”

O projeto por completo, segundo ela,  é muito inovador. “O Carambola, ao proporcionar esse momento, mostra a que veio. É um festival com outro direcionamento, diferente do que estamos acostumado a ver por aqui, ele engloba várias camadas de arte. Foi massa àquela tarde e será mais ainda no dia 28 de março.”

Além dos tradicionais shows, o festival reunirá em seus intervalos, intervenções folclóricas para reafirmar sua identidade local. Vai rolar Bumba Meu Boi, Maracatu e uma orquestra do Pinto da Madrugada. Também estão confirmadas atividades circenses, a Feirinha Cool, flash tattoo e live painting.

ANTES DO SHOW

Na semana que antecede o grande festival, entre os dias 23 e 27, oficinas, palestras e debates gratuitos ocuparão o Parque Shopping Maceió. Praça de alimentação e auditório serão palco para capacitações e diálogos sobre os mais variados aspectos da música e seus desdobramentos. As inscrições gratuitas serão abertas no início de fevereiro.

PÓS - SHOW: O CARAMBOLINHA

E para os pequenos, um mini festival. No domingo 29, a Lapso Produções em parceria com a Vila Materna promove estações de atividades para crianças e seus pais no intitulado Carambolinha, a versão mirim do festival. Oficinas de pintura, musicalização, feira de troca de brinquedos e atrações musicais vão encerrar com chave de ouro a programação.

INGRESSOS

Os ingressos para o Festival Carambola podem ser adquiridos online pelo www.festivalcarambola.com.br ou físicos na loja Chilli Beans dos shoppings Maceió e Parque.