Entretenimento

MEU na Moda: Arte Alagoana’ acontecerá entre os dias 28 a 31 de agosto

Por Antena Crítica 26/08/2018 12h12
MEU na Moda: Arte Alagoana’ acontecerá entre os dias 28 a 31 de agosto
Reprodução / Internet

Na próxima terça-feira, 28, às 19h, acontecerá a abertura da 3ª edição do ‘MEU na Moda’, no Complexo Cultural Teatro Deodoro. 

Com o tema “Arte Alagoana”, o evento trará para o público, além de uma exposição fotográfica com looks produzidos pelos alunos de Produção de Moda da Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas, o desfile “Bloco dos Bobos”, uma homenagem a artistas e a expressões artísticas de nosso estado. 

A ação, faz parte da disciplina Experimento Prático ministrada pelas professoras Dra. Elizete Lili Menezes e Esp. Pollyanna Isbelo, e celebra a formação técnica da terceira turma de Produção de Moda da ETA/Ufal.

A Exposição 

A cultura é o bem mais valioso de um povo. Por isso, mergulhou-se na Arte Alagoana, trazendo um pouco do que, num longo processo de pesquisa, foi descoberta. Conhecer mais da cultura, da tradição, da sensibilidade artística e suas singularidades serviu de inspiração para a 3ª edição do evento MEU na Moda, uma iniciativa do curso de Produção de Moda da Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas. 

O MEU na Moda 3ª edição: Arte Alagoana busca, nas peculiaridades culturais do estado, o estímulo para unir moda e identidade com muita cor, movimento, energia e, por que não, poesia? 

O resultado desse experimento prático, traduziu-se em vinte e uma fotografias que unem moda e arte e revelam as belezas de nosso estado com: “Inspira Arte”; “Solda”; “Estrela de Ouro”; “Jackson Lima”; “A La Ursa”; “Everton Soares X Lucas Lamenha”; “Seu Mané do Rosário”; “Loba”; “A Menina-flor”; “Aos Olhos de Renata”; “Arte à Vista”; “Farinha Boa”; “Chega Estiga!”; “Poeira das Estrelas”; “Mestre Seleiro”; “Azul e Encarnado”; “Mãos que Transformam Barro em Arte”; “Trash”; “Sagrado Toré”; “O céu que desenhei”; “Ao Som da Rabeca, a Moda dá o Tom”. 

O Desfile “Bloco dos Bobos” 

Despertados pela folia carnavalesca e ao ritmo da percussão, seres híbridos e coloridos surgem pelas ruas de Tatuamunha. É uma mistura de bicho com homem dançante. Todos irreconhecíveis. “Quem será esse bobo que não cansa de fazer algazarra?”, o povoado inteiro se pergunta. 

Tudo isso começou quando Seu Gilberto, artesão e morador do povoado de Tatuamunha, deu vida às suas coloridas máscaras feitas em papietagem. Com um traço inconfundível, listras, estampas e formas se combinam em suas obras. 

Inspirados nesse universo das cores e movimentos, moda, arte e tecnologia se misturam, levando um lindo espetáculo à passarela. Convidamos você para viver com a gente um pouco dessa folia que animou os Carnavais do povoado durante muitos anos. 

O curso de Produção de Moda 

O Curso de Produção de Moda é uma formação em nível técnico da Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas. 

O curso pioneiro no ramo da moda foi concebido para atender a demanda tanto da capacitação de novos profissionais, como da profissionalização de pessoas que já trabalham em Alagoas. Criado em 2014, em seu quarto e mais recente processo seletivo, o curso teve 600 inscrições e uma concorrência de 20 candidatos para cada uma das 30 vagas ofertadas. Essa procura indica não só a dimensão da demanda reprimida, como também atesta o reconhecimento da qualidade da formação. A ETA – Escola Técnica de Artes.

A ETA é a única escola técnica de artes com quatro linguagens artísticas vinculada a uma universidade federal no país. Além do curso de Produção de Moda, são ofertados cursos técnicos profissionalizantes em Arte Dramática, Dança e Música. A ETA funciona no Espaço Cultural Universitário da UFAL, na Praça Sinimbú S/N, no Centro e realiza processo seletivo anuais. 

SERVIÇO 
MEU na Moda 3ª edição: Arte Alagoana 
Abertura da Exposição e Desfile Bloco dos Bobos 
Data: 28 de agosto de 2018 
Horário: A partir das 19h 
Exposição fotográfica e de máscaras De 29 a 31 de agosto de 2018 Horário: das 8h às 18h 
Local: Complexo Cultural Teatro Deodoro 
Entrada Franca 
Censura livre