Entretenimento

App IBGE: descubra a popularidade do seu nome no Brasil

Por Notícias ao Minuto 10/11/2017 13h01
App IBGE: descubra a popularidade do seu nome no Brasil

Já pensou quantas pessoas existem com o seu nome? Existe um aplicativo para isso: o novo projeto Nomes do Brasil, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Através do serviço online, gratuito, já é possível consultar um banco de dados com os nomes brasileiros, coletados através do Censo 2010.

Com o recurso é possível pesquisar qualquer nome e descobrir a sua popularidade, em que estados aparece mais, quais são as suas variações e até mesmo um gráfico evolutivo - que vai de quando determinado nome se tornou popular até quando ele caiu em desuso.

Disponível para sistema Android, o aplicativo promete uma consulta simples. O usuário que quiser pesquisar um nome deve apenas indicar qual deseja buscar na caixa referente. No espaço abaixo, pode escolher entre a busca pelo país ou por um estado específico (e nesta opção escolher a cidade que pretende consultar).

Os resultados oferecem uma série de informações relacionadas ao nome pesquisado pelo usuário: frequência absoluta (popularidade entre a população brasileira), a percentagem do nome diante do total; posição no ranking de popularidade e o estado em que ele é mais comum. Também há um gráfico que mostra a evolução do nome ao longo das décadas, além das tabelas de ocorrências por estado e uma listagem com as variações do nome no país. Ao final da pesquisa o usuário pode compartilhar os dados nas redes sociais.

Curiosidades

Com base nos dados do Censo 2010, o IBGE revelou que existem 130.348 primeiros nomes diferentes. Deste total, 63.456 são masculinos, enquanto 72.814 são femininos. Existem nomes comuns aos dois sexos e os grandes campeões são José, nome de 5,7 milhões de brasileiros, e Maria, de 11,7 milhões de mulheres.