Política

RF tem mais de 7 pontos de vantagem sobre Rui Palmeira

De acordo com o levantamento, em confronto direto, o governador Renan Filho é o favorito em todos os cenários

Por Redação com edivaldojunior.com.br 15/03/2017 16h04
RF tem mais de 7 pontos de vantagem sobre Rui Palmeira

O levantamento do Paraná Pesquisas, realizado entre os dias 6 e 9, vem sendo liberado a “conta-gotas” pelo site Diário do Poder, que encomendou a pesquisa.

Depois dos resultados para presidente e senador em Alagoas, nesta quarta-feira, saiu o resultado para governador.

A pesquisa apresentou, entre os prováveis candidatos, os nomes do atual governador Renan Filho (PMDB), Rui Palmeira (PSDB), Fernando Collor (PTC), Benedito de Lira (PP) e Paulão (PT).

De acordo com o levantamento, que ouviu 1,5 mil eleitores em 46 cidades, o governador Renan Filho é o favorito em todos os cenários, seguido de perto pelo prefeito de Maceió, Rui Palmeira.

Na amostragem com todos os nomes, o governador Renan Filho (PMDB) lidera com 31,7% das intenções de voto, seguido de Rui Palmeira (PSDB), com 26,1%, Fernando Collor (PTC), com 14,4%, Benedito de Lira (PP) com 8,1% e Paulão (PT) com 5,3% (veja as tabelas dos diferentes cenários).

Segundo só dados revelados pela pesquisa, a maior rejeição é de Benedito de Lira (42,6%), seguido Paulão (38,5%), Renan Filho (27,5%) e Rui Palmeira (20,1%). A

Cenário provável

O Paraná Pesquisas montou várias amostragens com os mesmos nomes. No cenário mais provável, foram apresentados apenas o governador e do prefeito. No confronto direto, a diferença entre os dois principais candidatos passa dos 7 pontos: Renan Filho aparece com 45,1% contra 37,8% de Rui Palmeira.

Cenário improvável

A amostragem do Paraná incluiu entre os diferentes cenários nomes que não devem disputar o governo – salvo uma mudança muito intensa no quadro político local e nacional.

Dos nomes citados, o único que tem candidatura confirmada hoje é Renan Filho, que vai para a reeleição, pelo PMDB.

O deputado federal Paulão e o senador Biu já avisaram que não vão disputar o governo e buscam, hoje, a a releição. O senador Fernando Collor também não sinalizou, até o momento, interesse numa eventual candidatura ao governo.

Veja a pesquisa: