Política

Carimbão faz o caminho de volta: ex-deputado é pré-candidato em Maceió

Givaldo Carimbão anuncia filiação ao MDB e vai disputar vaga de vereador nas eleições deste ano

Por Redação com Jornal de Alagoas com Gazetaweb - Blog do Edivaldo Junior 01/04/2020 21h09
Carimbão faz o caminho de volta: ex-deputado é pré-candidato em Maceió

Givaldo de Sá Gouveia, o Carimbão, começoiu a carreira política em como vereador de Maceió. Depois de três mandatos consecutivos na Câmara Municipal e cinco mandatos como deputado federal,  ele agora pode fazer o caminho de volta. Literalmente.

Nesta quarta-feira, 01, o ex-deputado anunciou a filiação ao MDB  e deve disputar uma das 25 vagas de vereador em Maceió.

Nas eleições de 2018 não conseguiu se reeleger para a Câmara Federal, mas teve bom resultado. Com 54,6 mil votos foi o décimo colocado na votação geral e ficou na segunda suplência.

Com 6,4 mil votos, a maior votação foi de Carimbão nas eleições de 2018 foi em Maceió, cidade onde começou sua carreira política e mantém forte atuação na área social.

Agora, mais experiente, Carimbão explica que aceitou convite feito pelo governador Renan Filho (MDB) para disputar um mandato. “O governador me fez um pedido para ser candidato e se eu for eleito e o Alfredo Gaspar de Mendonça (pré-candidato a prefeito) também for eleito vou ajudar governabilidade”, aponta.

Antes de confirmar a filiação e a sua pré-candidatura, Carimbão esteve fcom Alfredo Gaspar e com o governador Renan Filho e tomou a decisão de ser candidato. Com mais experiência, o ex-deputado avalia que pode ter um papel importante na Câmara de Vereadores de Maceió: “o próximo prefeito vai enfrentar grandes desafios. É importante ter na Câmara Municipal uma bancada experiente, que possa trabalhar com a gestão em busca de soluções para nossa cidade”, aponta.

Além disso, Carimbão adianta que vai continuar trabalhando para buscar recursos e soluções para Maceió e Alagoas em Brasília: "nesses 20 anos como deputado federal fiz muitos amigos em Brasília. Tenho bom relacionamento com vários deputados, senadores e ministros. Meu objetivo é contribuir e retribuir ao povo de Alagoas e de Maceió a confiança que recebi durante todos estes anos", aponta.  

Escolha

Carimbão confirma que decidiu se filiar ao MDB e explica que conversou sobre essa decisão com presidente Nacional do Avante, Luiz Tibé: “Eu estava no Avante e pretendia continuar no partido, por isso esperei até o último momento. Como o Avante não conseguiu montar chapa de vereador, não tive outra opção. Hoje não é mais possível fazer coligação na proporcional, por escolhi o MDB em função da relação com o governador Renan Filho”, aponta.

A avaliação de Carimbão é que o a chapa do MDB faria, se as eleições fossem hoje, de 8 a 9 vereadores: “Acredito que serão montadas em Maceió de 10 a 11 chapas de vereador, mas 2 ou 3 partidos não vão conseguir eleger vereadores”, aponta.