Política

Ronaldo Lessa e JHC discutem aliança em Maceió

Se a aliança der certo em 2020, o bloco marcharia unido até 2022 em torno de Ciro Gomes, pré-candidato a presidente

Por Blog do Edivaldo Junior 16/01/2020 15h03
Ronaldo Lessa e JHC discutem aliança em Maceió

No plano nacional, PSB, PDT, Rede e PV negociam uma aliança de centro-esquerda para as eleições deste ano. A estratégia é que as quatro siglas priorizariam apoios entre si para eleger candidatos a prefeitos das legendas – principalmente nas capitais.

Se a aliança der certo em 2020, o bloco marcharia unido até 2022 em torno de Ciro Gomes, pré-candidato a presidente.

Os presidentes nacionais do PDT e PSB, Carlos Lupi e Carlos Siqueira, são os maiores entusiastas dessa aliança à esquerda e por recomendação deles os presidentes do PDT e do PSB em Alagoas estão ‘conversando’.

O ex-Ronaldo Lessa e o deputado federal João Henrique Caldas já tiveram dois encontros este ano e devem voltar a falar nos próximos dias.

“Na primeira visita de JHC a gente conversou buscando nos aproximar na questão nacional, para tentar ficar juntos (PDT, PV, PSB). Existe já uma conversa sobre a possibilidade de aliança no interior do Estado. Podemos fazer coligação em vários municípios. Mas em Maceió fica mais difícil”, pondera Lessa.

O presidente do PDT adianta que vai tentar conversar com JCH da mesma forma que conversou com outros candidatos: “já conversei com o Basile do PSOL, com o Ricardinho do Avante. Não é fácil no nosso caso. Eu e ele estamos teoricamente os dois como primeiro e segundo nas pesquisas (ele na frente evidentemente). Natural que o partido tente preservar a cabeça”, afima.

O ex-governador avisa que não tem vetos ao PSB em outros municípios, resguardados casos específicos: “A conversa com o PSB, além de Maceió tem o Estado todo. É Possível compor. Em Penedo, por exemplo, vou votar no candidato MDBB, numa questão específica. Vamos avaliar os cenários. Não tenho veto para votar”, aponta Lessa.