Política

Primeira reunião pública dos novos representantes de AL nesta sexta(15)

A bancada já tem outro compromisso agendado para a próxima segunda-feira, com o setor do comércio

Por Blog do Edivaldo Junior 15/02/2019 13h01
Primeira reunião pública dos novos representantes de AL nesta sexta(15)

Até a legislatura passada, o coordenador era o ex-deputado Ronaldo Lessa (PDT), que não se reelegeu.

“Sob nova direção”, a nova formação dos representantes de Alagoas no Congresso Nacional mostra a sua cara em Alagoas a partir desta sexta-feira, quando será realizada a primeira reunião pública.

O primeiro encontro – veja texto abaixo – será com o trade turístico nesta sexta-feira, 15. A bancada já tem outro compromisso agendado para a próxima segunda-feira, com o setor do comércio.

Entre as atividades já programadas, segundo Marx Beltrão, estão reuniões com o setor produtivo de Alagoas, a exemplo da indústria, turismo, comércio e agronegócio.

“Vamos ouvir todos os setores de Alagoas. A primeira reunião foi solicitada pelo trade, mas deveremos promover outros encontros sempre que solicitados. Não temos restrição. A bancada quer dialogar com todos os setores”, aponta.

Mas não é só. Marx Beltrão adianta que já no começo da próxima semana a bancada deve se reunir com o governador Renan Filho e com a diretoria da Associação dos Municípios Alagoanos. “Vamos saber do governo e dos prefeitos quais são as pautas que eles querem que a gente defenda em Brasília. Nossa missão é cobrar e pedir apoio para Alagoas”, afirma.

A coordenação do grupo de 9 deputados federais e 3 senadores, reconhece Marx Beltrão, tem um simbolismo que pode sim dar resultados.

No estilo Pindorama (“ninguém é forte sozinho”), o coordenador explica: “quando vai um deputado sozinho defender uma pauta grande dificilmente tem êxito. Com toda a bancada, falando a mesma linguagem, é diferente. A pauta ganha força. Se a bancada levar unida os pleitos de Alagoas a chance de sucesso é bem maior do que a atuação individual”, pondera.

Claro que a atuação da bancada não elimina o papel individual de cada parlamentar. Marx Beltrão promete seguir em sua peregrinação pessoal na liberação de recursos e na defesa de questões pontuais, como a atuação em defesa do setor leiteiro na questão da tarifa antidumping que movimentou a frente parlamentar agropecuária e setores do governo de Jair Bolsonaro.

“A gente tem que trabalhar cada vez. Todo mundo cobra diariamente. Isso é bom. Mais transparência. Acredito que será assim com toda nossa bancada. Tivemos reunião na semana passada, essa semana (na terça), vamos começar a ouvir os setores e a cumprir nosso papel nessa nova fase em Brasília”, aponta.