Política

Mais um deputado desiste e renovação na Assembleia Legislativa pode passar de 50%

Com a desistência, o percentual de renovação na Assembleia Legislativa de Alagoas será certamente maior na próxima legislatura

Por GazetaWeb 19/09/2018 11h11
Mais um deputado desiste e renovação na Assembleia Legislativa pode passar de 50%
Reprodução / Internet

 

O deputado estadual Dudu Holanda (PSD) foi mais um que desistiu de disputar reeleição. Nessa segunda-feira,17, ele enviou pedido de desistência ao TRE/AL antes que o tribunal julgasse o pedido de impugnação de sua candidatura feito pelo Ministério Público Eleitoral.

Com a desistência de Dudu, o percentual de renovação na Assembleia Legislativa de Alagoas será certamente maior na próxima legislatura. Com ele, são oito dos atuais deputados que não vão disputar a reeleição.

De cara, o percentual de renovação sobe para 29,6%. Marcelo Bastos, especialista em eleições de Alagoas, fez uma nova avaliação da “corrida” para a Assembleia Legislativa.

Dos dezenove deputados que continuam na disputa, a expectativa é que de cinco a seis não consigam se reeleger. Nesse caso, a renovação ficaria entre 49% e 52%.

Lembrando além de Dudu, dos 27 deputados estaduais, sete não serão candidatos. Três não vão disputar o pleito. É o caso de João Beltrão, Luiz Dantas e Marquinhos Madeira. Outros três serão candidatos a deputado federal (Isnaldinho Bulhões, Sérgio Toledo e Severino Pessoa) e um vai disputar o Senado (Rodrigo Cunha).

Em família

Após o pedido de indeferimento feito pelo Ministério Público Eleitoral, o deputado estadual Dudu Hollanda desistiu de disputar à reeleição, mas vai trabalhar para manter na família uma cadeira na Assembleia Legislativa de Alagoas. O irmão dele, Marcos Hollanda, vai disputar uma vaga na Casa pelo PSD, com o mesmo número que seria de Dudu.

Na prática, a renovação na Assembleia Legislativa de Alagoas, será apenas de nomes, mas pode manter a força de famílias influentes na política alagoana. Severino Pessoa, por exemplo, tenta eleger o filho, Randerson Pessoa, enquanto João Beltrão trabalha para eleger o sobrinho, Yvan beltrão, Luiz Dantas deve ser substituído pelo filho Paulo Dantas e Marquinhos Madeira trabalha para que seu pai, Marcos Madeira, ocupe a mesma cadeira.