Política

Renan defende medida que pode reduzir preço do etanol

Regra da ANP fucniona como reeserva mercado, estimula este oligopólio e transforma distribuidores em atravessadores

Por Redação com Jornal de Alagoas 19/06/2018 23h11
Renan defende medida que pode reduzir preço do etanol
Renan Calheiros (foto Agência Senado)

De acordo com vários especialistas, a venda direta de etanol, da indústria para os postos de combustíveis pode reduzir até em 20% o preço do produto para o consumidor, além de melhorar a remuneração para os fornecedores de cana.

Atualmente a Agência Nacional do Petróleo (ANP) obriga os postos de todo o país a comprar o produto através de distribuidores, o que encarece o produto em função de custos de logística e margem de lucro. Nos últimos dias, o tema vem ganhando força.

Nesta terça-feira, 19, O senador Renan Calheiros (MDB) defendeu em discurso no Senado, a aprovação do projeto de Decreto Legislativo que permite a venda de etanol diretamente do produtor aos postos de combustíveis.

Atualmente, estão em tramitação no Congresso Nacional duas propostas que prevem que a ANP acabe com a proibição. Uma é de iniciativa do deputado federal JHC (PSB-AL). Já outra é de iniciativa do deputado federal Mendonça Filho (DEM-PE).

“Defendi hoje a aprovação do projeto de Decreto Legislativo que permite a venda de etanol diretamente do produtor aos postos de combustíveis. A proposta aumenta a concorrência e baixa o preço para o consumidor. É uma proposta muito importante para os produtores do Nordeste”, disse o senador pelas redes sociais.

Renan Calheiros reforçou: “O setor está superendividado, não tem onde tomar dinheiro. Burocratizar e manter a proibição para o produtor, a usina de açúcar, colocar o álcool no posto de gasolina, seria um absurdo. Não poderíamos submeter o Nordeste, especialmente Alagoas, a isso”. Segundo Renan Calheiros, “a proposta aumenta a concorrência e baixa o preço para o consumidor”.

No seu discurso, o senador diz que a regra da ANP, que proíbe a venda da usina para o posto, funciona como “reserva mercado, que estimula este oligopólio. E ela é insustentável no momento que vivemos no nosso país. Porque? Porque as distribuidoras são atravessadores que do ponto de vista do lucro, do preço e até da sobrevivência do produtor cria dificuldades”.

Veja o vídeo: