Política

Afinal, quem está esperando por Rui: JHC ou Renan Filho?

O prefeito tem até 7 de abril para deixa a prefeitura de Maceió para disputar as eleições deste ano.

Por Redação com edivaldojunior.com.br 17/02/2018 08h08
Afinal, quem está esperando por Rui: JHC ou Renan Filho?

 

 

Num gesto inesperado, o ex-governador Teotônio Vilela Filho desistiu de disputar a eleição para o Senado. Foi, ao que parece, uma decisão pessoal amadurecida. E, cá para nós, não deve ter sido fácil para Téo mudar de ideia. Ele desejava voltar ao Senado e tinha tudo para isso.

Afora isso, nada aconteceu de novo na política alagoana depois do carnaval, como se esperava. Nem mesmo a desistência de Téo foi capaz de mudar o cenário atual.

Todos seguem, como dantes, ao que parece esperando por Rui Palmeira.

O prefeito tem até 7 de abril para deixa a prefeitura de Maceió para disputar as eleições deste ano. “Rui sai ou não sai?”. “Rui vai para o governo ou para o Senado?”.

As perguntas são as mesmas e continuam sem respostas. Por mais improvável, a indefinição de Rui Palmeira não paralisa apenas seus aliados. Os eventuais adversários também estão parados, à espera de que ele faça o próximo movimento.

Mesmo quem está à frente nas pesquisas, com apoio e estrutura, como é o caso do governador Renan Filho, parece esperar por uma decisão do prefeito. Essa pelo menos é a observação de um importante analista político confidenciada ao blog: “não sei se o governador está esperando pelo Rui, mas se estiver, é um erro. Ele está na vantagem e pode partir para a definição agora, deixando os grupos na saia justa. Quem está com as cartas na mão é o Renan Filho. O Rui Palmeira vai ganhar tempo e blefar até onde der e ele deixar”, aponta.

Já o deputado federal João Henrique Caldas, presidente do PSB em Alagoas, mantém apenas no campo das promessas e probabilidades a construção da chamada terceira força. Sem candidato ao governo, sem chapa proporcional e com apenas um pré-candidato ao Senado, a “nova força” tem dificuldades em prosperar: “na verdade o JHC poderá ser decisivo para Rui Palmeira ou Renan Filho. Para onde pender, pelo que representa hoje, poderá ser decisivo, desde que decida logo. Se demorar muito, sua decisão não terá quase nenhum peso”, aponta o analista.

Seja como for, ao retardar movimentos importantes na formação de chapas proporcionais ou majoritárias, Renan Filho e JHC dão a sensação (mesmo que isso não seja real) de que estão esperando por Rui Palmeira.

Essa espera, no entanto, acaba forçosamente nas próximas duas semanas, quando será aberta a janela para a mudança de partidos: “a partir dos primeiros dias de março, Renan Filho, JHC e Rui Palmeira terão que apontar o caminho para seus aliados, do contrário correm o risco de atropelar a construção de seus próprios palanques”, avalia o analista.