Política

Pesquisa revela quem ganha para governador, senador e deputado federal na 3a maior cidade de AL

Diferente das pesquisas anteriores, com resultado geral do Estado, o Ibrape checou como anda a opinião dos eleitores nas maiores cidades de Alagoas.

Por edivaldojunior.com.br com Edivaldo Júnior 24/07/2017 08h08
Pesquisa revela quem ganha para governador, senador e deputado federal na 3a maior cidade de AL

O Ibrape está realizando uma nova rodada pesquisas de intenção de votos para presidente, governo e para o Senado em Alagoas.

Diferente das pesquisas anteriores, com resultado geral do Estado, o Ibrape checou como anda a opinião dos eleitores nas maiores cidades de Alagoas.

Vamos começar divulgado o resultado da terceira maior cidade do estado em população, Rio Largo, na grande Maceió. Nos próximos dias, vamos divulgar os resultados de Arapiraca, Palmeira dos Índios e Maceió.

O levantamento, o terceiro divulgado aqui este ano, foi realizado no dia 20 de julho em todos os bairros da cidade. Foram entrevistados 800 eleitores com 16 anos ou mais. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Neste levantamento, o Ibrape quis saber a opinião do eleitor para presidente, governador, senador e deputado federal. O instituto montou um cenário para as eleições de governador, além da avaliação dos governos de Michel Temer, Renan Filho e do prefeito do município, Gilberto Gonçalves.

Os resultados a seguir são da pesquisa estimulada.

De acordo com o Ibrape, 88% da população de Rio Largo desaprova e apenas 7% aprova o governo Temer. O governo de Renan Filho é aprovado por 62% e desaprovado por 31%, enquanto 49% aprovam e 47% desaprovam a gestão do prefeito do município.

O Ibrape montou um cenário para o governo com 4 candidatos. Renan Filho (PMDB), Rui Palmeira (PSDB), JHC (PSB) e Mário Agra (Rede).

Se as eleições fossem hoje os candidatos fossem estes, Renan Filho teria 37%, mais do que a soma de todos os outros candidatos juntos. Em segundo, Rui Palmeira teria 26%, JHC 7% e Mário Agra 1%. No confronto direto, ficaria assim: RF 38% x Rui 29%.

Para presidente, 50% dos eleitores de Rio Largo votariam em Lula. Jair Bolsonaro aparece em segundo, com 12%, seguido de Marina Silva (10%), Ciro Gomes, Geraldo Alckmin, João Dória e Joaquim Barbosa com2%, cada um.

Senado

Para o Senado, o Ibrape montou um cenário com cinco candidatos: Renan Calheiros (PMDB), Teotonio Vilela (PSDB), Benedito de Lira (PP), Marx Beltrão (PMDB) e João Caldas (PSB).

O Ibrape mais uma vez simulou o primeiro e segundo votos para senador. Nas eleições de 2018 serão duas vagas e o eleitor votará duas vezes para o Senado.

Levando em consideração os dois votos, se as eleições fossem hoje Renan Calheiros teria 36% em Rio Largo. Em segundo lugar aparecem Téo Vilela com 22%, seguido de Benedito de Lira, com 21%, João Caldas com 12% e Marx Beltrão com 9%.

De acordo com a pesquisa, se as eleições fossem hoje Renan Calheiros teria 25% no primeiro voto em rio Largo. Em segundo lugar aparecem Téo Vilela e Benedito de Lira, com 11% cada um. João Caldas fica em quarto lugar, com 6% e Marx Beltrão em último, com 3%.

O segundo voto, de acordo com o Ibrape ficaria assim: Renan Calheiros teria e Téo Vilela, cada um com 11%. Em seguida, aparecem Benedito de Lira, com 10%, João Caldas com 6% e Marx Beltrão em último, 5%.

Deputado federal

O Ibrape também quis saber a opinião do eleitor de Rio Largo para deputado federal. Na pesquisa estimulada foram apresentados 13 nomes. Entre os nomes apresentados, Heloísa Helena lidera com 14%, seguida de Ronaldo Lessa, com 8,9% e JHC com 6,6%. Veja os outros resultados: Rosinha da Adefal (6,3%), Carimbão (6,1%), Arthur Lira (3,9%), Cristiano Mateus (3,1%), Rodrigo Cunha (2,6%), Maurício Quintella (2,6%), Sérgio Toledo (2,4%), Pedro Vilela (1,4%), Paulão (1,1,%) e Joaquim Beltrão (1,1%).