Polícia

MPT investiga morte em usina; em seis anos, houve 133 óbitos por acidentes de trabalho em AL

Por Cada Minuto 14/02/2019 16h04
MPT investiga morte em usina; em seis anos, houve 133 óbitos por acidentes de trabalho em AL

O Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT/AL) instaurou um procedimento preparatório de inquérito civil para apurar a morte do trabalhador Jhonatan da Silva, de 31 anos. Ele faleceu nesta quinta-feira (14), em decorrência de um acidente ocorrido ontem, enquanto trabalhava em uma usina de cana de açúcar, localizada em São Miguel dos Campos.

 

 

Após cair em um tanque com vinhaça aquecida, Jhonatan sofreu queimaduras em 100% corpo e foi socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde faleceu hoje pela manhã, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

 

Conforme informações da assessoria de Comunicação do MPT/AL, 133 pessoas - contando com Jhonatan - morreram vítimas de acidente de trabalho, entre 2012 e 2017, em Alagoas. Só na fabricação de açúcar bruto, foram 10.537 vítimas de acidentes de trabalho no mesmo período.

 

 

Segundo o procurador-chefe do MPT em Alagoas, Rafael Gazzaneo, o inquérito presidido pela procuradora Eme Carla Carvalho irá buscar informações sobre as circunstâncias do acidente e apurar responsabilidades.

 

“É bom lembrar que, segundo as notícias iniciais, ele trabalhava para uma empresa terceirizada e certamente a procuradora vai checar se a terceirização, nesse caso, é lícita. Mas, independente da licitude ou não da terceirização, será apurada a responsabilidade da empresa que estava se beneficiando do trabalhador que faleceu, que é a Usina Caeté”, explicou Gazzaneo.

 

Dados

 

Em Alagoas, entre 1º de janeiro de 2017 e hoje, dia 14 de fevereiro de 2019, o MPT/AL registrou 109 autuações relacionadas a acidentes de trabalho típicos ou por equiparação.

 

De acordo com o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho do MPT, a estimativa é que 17.124 pessoas tenham falecido em decorrência de acidentes de trabalho no Brasil, desde 2012 até agora. No mesmo período, foram registrados cerca de 4,6 milhões de acidentes deste tipo no país.