Economia

Após denúncias, PM fecham Lojas Americanas em AL

Empresa tenta burlar decreto do governo que determina fechamento do comércio por 10 dias

Por Redação com Jornal de Alagoas 21/03/2020 16h04
Após denúncias, PM fecham Lojas Americanas em AL

Um dos maiores grupos do setor de varejo do Brasil, as Lojas Americanas estão tentando burlar o decreto do Governo de Alagoas que proíbe o funcionamento do comércio, bares e restaurantes, entre outros estabelecimentos por um período de 10 dias, como forma de contenção do avanço da Covid-19 no Estado.

Sob a alegação de que são supermercados – estabelecimento que podem funcionar durante este período, porque vendem itens considerados essenciais para a população – todas as Lojas Americanas de Alagoas amanheceram neste sábado, 21, de portas abertas.

Segundo informações do governo de Alagoas, a população tem feito ligações constantes contra a loja permanecer aberta. Foram várias denúncias no serviço da Polícia Militar.

Algumas lojas fecharam as portas após a abordagem da PM, que chegou a enviar diversas viaturas e policiais para ‘convencer’ os gerentes de cada unidade ao fechamento.

Até o momento do fechamento desta reportagem, pelo menos a Americanas do município de Delmiro Gouveia permanecia aberta, desafiando as autoridades estaduais.

As medidas, consideradas de emergência, foram anunciadas para tentar contenção o avanço da Covid-19 no Estado.

Sob a alegação de que são supermercados – estabelecimento que podem funcionar durante este período, porque vendem itens considerados essenciais para a população – as Lojas Americanas de Alagoas amanheceram neste sábado, 21, de portas abertas em Alagoas.

A população, segundo informações do governo de Alagoas, tem feito ligações constantes denunciando a abertura e pedindo o fechamento das lojas. Foram várias denúncias no serviço da Polícia Militar.

Algumas lojas fecharam as portas após a abordagem da PM, que chegou a enviar diversas viaturas e policiais para ‘convencer’ os gerentes de cada unidade ao fechamento.

Até o momento do fechamento deste texto, pelo menos a Americanas do município de Delmiro Gouveia permanecia aberta, desafiando as autoridades estaduais.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Rafael Brito, faz uma apelo para que as Lojas Americanas respeitem o decreto e dêem o exemplo a toda a sociedade.

“Na opinião do governo, Americanas não é supermercado. Não vende arroz, farinha, feijão, carne ou frango. A empresa, por ser grande como é, deveria dar exemplo de civilidade, como várias outras empresas fecharam suas portas, sem a necessidade do Estado determinar. Este é o caso de alguns hotéis de Maceió, que anunciaram o fechamento, sem o Estado anunciar medidas específicas”, explica Brito.

Para Rafael, a Americanas tenta argumentar, equivocadamente, que por vender biscoito e chocolate é supermercado. "Não está correto. Só ficou aberto o que é serviço essencial para a população, para que as pessoas comprem itens de cesta básica ou de higiene”, explica.

Ainda segundo Rafael, todas as Lojas Americanas que foram alvo de abordagem policial fecharam, “após um longo processo de argumentação”, menos a loja Americanas de Delmiro Gouveia.