Economia

FrigoVale e Campo do Gado trazem fábrica de reciclagem animal para Alagoas

A parceria gera emprego na região de Arapiraca

Por Bccom Assessoria 15/06/2018 10h10
FrigoVale e Campo do Gado trazem fábrica de reciclagem animal para Alagoas
Reprodução

A FrigoVale Alagoas vai reforçar seu projeto de atuação no Estado com a chegada da empresa baiana Campo do Gado. A parceria gera emprego na região de Arapiraca, localidade do frigorífico, e inaugura uma fábrica de reaproveitamento dos subprodutos do abate animal, uma indústria pioneira em Alagoas.

A nova indústria de reciclagem pertence ao Grupo Machado e tem capacidade de atender toda Alagoas e os estados de Sergipe e Pernambuco. Foram investidos R$ 8 milhões no empreendimento, numa área arrendada da FrigoVale.

Os ganhos com a graxaria são ainda maiores, acredita o diretor Executivo da FrigoVale, Jaelson Gomes. “A empresa tem uma parceria conosco, mas tem vida própria. É uma indústria regional e tem a missa de coletar toda a matéria prima que se não tiver o destino correto iria poluir o meio ambiente. Agora, ele é processado para produzir a farinha e abastecer a indústria pet e sebo para o biodiesel”, esclarece.

A confecção dos produtos já está em operação em fase inicial desde maio. O processamento dos subprodutos de animais são realizados com o sangue e ossos, além do reaproveitamento do tecido grosso das vísceras. A produção vira farinha para ração de animais pet, sabão e biodiesel. 

De acordo com o diretor da FrigoVale, a empresa de reciclagem de subprodutos animais existe em outros Estados onde funciona de forma a atender a demanda dos frigoríficos e matadouros. “Em Alagoas, vai fortalecer a economia. Ela era pioneira no Estado e irá processar três mil toneladas, dando uma abrangência para o mercado”, ressalta Jaelson Gomes.

Segundo ele, há mais de um ano que a fábrica vem sendo montada.  “Estamos funcionando a todo o vapor na parte industrial e comercial com compradores garantidos, tendo mercado certo. A ideia é usar todos estes subprodutos também em restaurantes, supermercados e feiras livres a Campo do Gado estará coletando. A gente aproveita tudo”, acredita Gomes.