Economia

Legislações trabalhistas: obrigação e fator de crescimento das empresas

Por Agência Sebrae 10/06/2018 09h09
Legislações trabalhistas: obrigação e fator de crescimento das empresas
Reprodução

Preservar a saúde e a integridade dos colaboradores e empresários também é um fator importante para o crescimento de uma empresa, dependendo do segmento. Para tal, a legislação trabalhista brasileira orienta que as empresas atendam a algumas exigências, que são regidas pelas Normas Regulamentadoras (NR) do Ministério do Trabalho e Emprego, e preveem a implantação de instrumentos como o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e outros focados em Saúde e Segurança do Trabalho (SST).

As empresas que buscam se adequar nesse sentido e melhorar seus resultados também podem procurar o Sebrae em Alagoas. A instituição oferece consultorias específicas para que as organizações se adaptem a uma realidade cada vez mais presente no mercado e possam promover e preservar a saúde e a integridade dos trabalhadores em decorrência dos riscos físicos e ambientais existentes no negócio.

Uma das empresas que recebeu algumas dessas consultorias em Alagoas foi a MMG Mármores e Granitos, que atua no mercado desde 1998, sendo vista como uma das mais modernas do Nordeste. Ainda no ano passado, com a proximidade dos 20 anos de aniversário, os empresários Marcos Vinícius e Neilde Monteiro decidiram que era a hora ideal para se fortalecer ainda mais no mercado, capacitar-se e inovar.

Pensando nisso, a empresa buscou, inicialmente, consultorias como a da metodologia 5s e a de mudança da marca. Em seguida, a MMG Mármores e Granitos recebeu consultorias em SST, ‘Adequação às Normas Regulamentadoras para Saúde e Segurança no Trabalho’ e outras para implantação do PPRA e PCMSO, além de treinamentos para reforçar a importância do uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI).

Neilde Monteiro, sócia da MMG, destacou que os primeiros resultados já podem ser vistos na mudança de postura dos colaboradores. “Estávamos perto de completar 20 anos e, mesmo em meio à crise, nós continuamos fortes. Os primeiros resultados que já percebemos são em termos de qualidade e na mudança de visão dos nossos colaboradores. Eles já dão as primeiras respostas e já seguem à risca as normas de segurança passadas nas consultorias e palestras do Sebrae e outras em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI). O mais interessante é que eles também levam essa consciência para fora do ambiente de trabalho, para casa, com a família, atuando como multiplicadores”, frisou.

Visto o contexto de maior entendimento dos funcionários e o engajamento deles em questões de segurança, Neilde projeta o futuro da empresa, de olho no crescimento do negócio. “Nossa perspectiva é sempre de crescimento, mas com os pés no chão. Pretendemos, em breve, expandir a empresa e construir uma nova sede no estado. O Sebrae está sendo fundamental para que possamos crescer, mas sempre respeitando a legislação”, concluiu a empresária.

Além das consultorias supracitadas, a MMG Mármores e Granitos recebeu também a consultoria ‘Adequação aos requisitos legais de documentação relativa à segurança e saúde no trabalho para o e-Social’, com o objetivo de se ajustar aos processos do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas (e-Social), que serão obrigatórios para as micro e pequenas empresas a partir de julho deste ano. Os dados sobre saúde e segurança do trabalhador deverão ser enviados apenas na quinta fase, que será iniciada em janeiro de 2019.

Os interessados em obter alguma consultoria que envolva legislação trabalhista podem procurar o Sebrae em Alagoas para explicar sua necessidade e entender melhor qual solução é a mais adequada, como explica Marcos Alencar, gerente da Unidade de Relacionamento Empresarial (URE) do Sebrae em Alagoas. 

“O cliente pode vir ao Sebrae ou agendar uma Consultoria com Hora Marcada para pegar informações mais gerais, dicas de como proceder no negócio ou orientação sobre qual solução contratar. Dentre elas está a possibilidade de receber uma consultoria de gestão na própria empresa. Outra forma é ele enviar um e-mail para [email protected] e relatar a sua situação, solicitando esse tipo de consultoria”, finalizou Alencar.