Economia

CPLA e produtores focam na eficiência produtiva das associações

O objetivo é instalar a cultura organizacional documental e financeira das associações

Por Assessoria 21/04/2018 09h09
CPLA e produtores  focam na eficiência produtiva das associações

Em busca de mais eficiência na gestão da propriedade leiteira, a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) realizou um encontro, nesta quinta-feira,19, com presidentes de associações para alinhar ações. Em pauta, a organização financeira e administração de recursos das unidades.

Na oportunidade, a equipe da CPLA apresentou e repassou aos produtores um sistema simples de controle documental da produção por meio de arquivos físicos em pastas. O objetivo é instalar, de forma permanente, a cultura organizacional documental e financeira das associações.

“Além do volume de produção e suporte ao produtor, também estamos focando num desenvolvimento completo do pequeno produtor, estimulando a conquista de autonomia para que comecem a enxergar a atividade como negócio lucrativo”, disse Aldemar Monteiro.

A CPLA também apresentou às lideranças o projeto social a ser realizado nas comunidades, com ações cidadãs de consultoria jurídica e contábil, além de atendimento oftalmológico. Uma parceira será firmada com os municípios para prestação do serviço de forma gratuita.

“Além de serem bons no manejo do gado, hoje, o produtor entende que precisa dominar os números, entender os percentuais de produção e ser estratégico no alcance de metas. Isso se torna reflexo quando, por exemplo, vem a seca e o produtor tá pronto para enfrenta-la. A organização se torna fundamental. Precisamos manter esses produtores firmes, cada vez menos vulneráveis para,adiante,  conceber o papel de destaque que o agricultor merece no leite e na geração de renda”, disse Aldemar durante o encontro.

Uma nova reunião com os líderes de produtores e representantes será realizada no mês de maio em local a ser definido. A proposta da CPLA é realizar encontros mensais para mensurar resultados e coletar sugestões.